Obrigatoriedade do plugue de três pinos começa em 2013

Aparelhos devem ser adaptados já em janeiro

por Naiane Nascimento seg, 24/12/2012 - 12:07
Naiane Nascimento/LeiaJáImagens No Brasil, para as casas que não tiverem entrada para tomadas de três pinos deverão usar adaptadores Naiane Nascimento/LeiaJáImagens

Foi anunciado que a partir do início do próximo ano, mais especificamente no dia 1 de janeiro, os eletrodomésticos produzidos no país devem receber adaptação aos novos plugues de três pinos. Isso obriga que os aparelhos já ganhem as novas tomadas já nas fábricas.

A fiscalização e orientação a respeito do cumprimento do novo modelo serão realizadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). 

O motivo para a mudança dos plugues se dá pela maior segurança aos usuários, afinal, o terceiro pino, o central, funciona como aterramento, no entanto, essa função somente é útil se a tomada estiver conectada a um fio-terra. De qualquer modo, o novo formato evita maiores riscos de choques elétricos. 

Essa mudança pode causar certo transtorno para os Brasileiros, pois a maioria das casas possui instalações elétricas antigas, isto é, com apenas dois pinos, isso leva a utilização de adaptadores, o que, muitas vezes, tornará o terceiro pino de segurança inútil.

COMENTÁRIOS dos leitores