450 mil usuários foram vítimas de vírus para Android

Malware começou a funcionar este ano

por Naiane Nascimento ter, 22/01/2013 - 15:06
Divulgação Vírus rouba informações pessoais dos usuários do sistema operacional Android Divulgação

Foi detectado pela Symantec um vírus específico para dispositivos que rodam o sistema operacional Android. O malware batizado de “Android.Exprespam” é capaz de roubar informações pessoais dos usuários.

De acordo com a companhia, o vírus começou a se espalhar já em 2013 e há apenas duas semanas está ativo. Entre os dias 13 e 20 de janeiro, uma loja falsa chamada Android Express’s Play, de onde pode o vírus pode ter começado a se expandir, já obteve 3 mil visitas. Esse número de visitas pode ter gerado de 75 mil a 450 mil partes de informações pessoais roubadas. 

A Symantec vem investigando como a disseminação do malware está acontecendo e já concluiu que os cibercriminosos registraram outra loja falsa em um domínio diferente, no entanto, a store ainda não está no ar. Isso leva a crer que o desejo dos criminosos é espalhar ainda mais o vírus.

A empresa dá dica de segurança para que os usuários do sistema Android não caiam nas mãos do cibercriminosos. A Symantec aconselha que os usuários não cliquem links desconhecidos em emails recebidos, além de somente realizar download de aplicativos na loja oficial, a Google Play.

COMENTÁRIOS dos leitores