Galaxy S4 é apresentado

Novo smartphone da Samsung finalmente é mostrado ao público e traz uma série de novidades

por Juan Torres qui, 14/03/2013 - 22:11
Divulgação Ryan Biden, diretor de marketing da Samsung América, foi quem apresentou o novo smartphone Divulgação

Finalmente a  Samsung acabou com a expectativa do público. Na noite desta quinta-feira (14), a sul-coreana apresentou o tão esperado Galaxy S4, no evento Samsung Unpacked 2013 Episode 1. Uma das primeiras novidades a serem divulgadas foi a mudança na forma do nome do aparelho: a empresa resolveu deixar de lado os números romanos, que foram usado nos Galaxys S II e S III, e optou pelos números arábicos.

O evento foi iniciado com o breve comercial do menino que recebera a missão de guardar o segredo do novo smartphone, comercial que já havia sido divulgado anteriormente. Após o vídeo, subem ao palco o mestre de cerimônia, Will Chase, e o menino da propaganda, que se recusa a revelar o segredo. Em seguida, JK Shin, presidente da Samsung, sobe ao palco e fala da importância dos smartphones na vida das pessoas, mencionando logo depois mais duas novidades do Galaxy S4: os recursos Smart Scroll, que usa a câmera frontal para detectar a posição dos olhos durante uma leitura e passar para a página seguinte automaticamente, e Smart Pause, que para a exibição de um vídeo quando detecta que o usuário deixou de olhar para o aparelho. Sem dar certeza e falando apenas de possibilidades, Shin vai listando inovações, como o Samsung Knox e um recurso de sincronização com a nuvem.

Quem finalmente apresenta o novo smartphone é o diretor de marketing da Samsung América, Ryan Biden. O aparelho tem o peso de 130 gramas e uma espessura de 7,9 mm. A sua tela será um pouco maior do que a do antecessor, tendo 5 polegadas, e ainda virá com a tecnologia Super Amoled, uma marca da Samsung. Além disso, a tela do S4 terá uma densidade de pixels maior do que a tela Retina da Apple: 441 pixels por polegada. O aparelho terá versões 3G e 4G, mas não se sabe ainda se o sinal 4G é compatível com o brasileiro. Outro dado relevante do novo smartphone da Samsung é o seu sistema operacional: será o Android 4.2.2 Jelly Bean.

A câmera do S4 também teve um grande avanço em relação à do S III: a nova câmera principal terá 13 megapixels. A câmera frontal, por sua vez, tem 2 megapixels. Ryan Biden diz que o aparelho consegue reproduzir vídeos utilizando as duas câmeras ao mesmo tempo, ou seja, quem filma também pode aparecer no vídeo, uma espécie de picture in picture. No evento, foi armada uma encenação para apresentar a câmera. Além disso, as duas câmeras ainda podem trabalhar juntas em ligações de vídeo, permitindo à outra pessoa ver quem fala e o ambiente à frente do usuário.

Outro recurso do novo Galaxy e que deve fazer sucesso é o tradutor de idiomas. O smartphone ouve a frase dita pelo usuário e logo em seguida a traduz para outra língua. O português está entre os idiomas disponíveis. Um dos recursos do S4 une a câmera e o tradutor: o HomeSync permite a um viajante transmitir as fotos da sua viagem para um televisor para que sua família, em casa, possa ver. Ele será oferecido em alguns países.

Outros recursos também chamaram a atenção, como: o S Voice, que entende os comandos da voz e responde falando; o Smart Switch, que facilita a transferência de conteúdos entre os Galaxys S4; o Samsung Hub, que organiza aplicativos e conteúdos multimídias; e o Knox, que permite que smartphones empresariais funcionem como se houvesse duas divisões, uma para uso pessoal e outra para uso profissional.

Além dos recursos citados acima, há ainda o Group Play. Ele funciona como uma espécie de rádio e permite aos usuários sincronizarem seu próprio smartphone para ouvir as músicas armazenadas no aparelho de outras pessoas.

Não foi falado nada sobre o lançamento do aparelho, mas algo sugere que ainda haja outro evento este ano relacionado ao Galaxy S4. Afinal, o evento ocorrido nesta quinta (14), em Nova York, foi chamado de Samsung Unpacked 2013 Episode 1.

COMENTÁRIOS dos leitores