Impressora 3D produz primeira arma de fogo
O download da pistola Liberator já está disponível gratuitamente na internet
No último final de semana foi divulgada a primeira arma de fogo feita inteiramente através de uma impressora 3D. Produzida em plástico ABS e conhecida como Liberator, a arma foi batizada em homenagem à pistola de um tiro só fabricada pelos Estados Unidos durante a II Guerra Mundial.
O projétil foi criado pelo estudante norte-americano Cody Wilson, de 25 anos, que é também fundador da Defense Distributed, organização sem fins lucrativos especializada na criação de armas de fogo para download na internet. "Você pode imprimir um artigo letal. É meio assustador, mas é isso que nós estamos empenhados em mostrar", disse Cody Wilson à Forbes, que acompanhou de perto a primeira demonstração do produto.
Para sua construção foi utilizada uma Stratasys Dimension SST, de aproximadamente oito mil dólares. A impressora foi responsável por 15 das 16 peças que compõem a pistola, exceto um pequeno pino de metal, e funciona através da produção de polímeros derretidos que se adéquam ao formato desejado, solidificando-se em objetos precisos.
O download da Liberator já está disponível gratuitamente na internet e a fabricação pode ser realizada por qualquer pessoa que possua uma impressora 3D. Sua recente divulgação gerou comoção no público, já que a arma não necessita de qualquer tipo de registro ou porte obrigatório, além da possibilidade de liberação em aparelhos detectores de metais.
O teste final, realizado no dia 2 de maio em Austin, Texas, fez uso de uma bala calibre .038, também conhecida como 9mm curto.