Google faz homenagem ao físico León Foucault

Jean Bernard Léon Foucault nasceu em Paris no ano de 1819

qua, 18/09/2013 - 11:10
Reprodução/Google Na imagem é possível visualizar o pêndulo de Foucault, um instrumento demonstra o efeito da rotação da Terra Reprodução/Google

O doodle desta quarta-feira (18) é uma homenagem a León Foucault, físico e astrônomo francês, conhecido por ter inventado o pêndulo de Foucault, um instrumento demonstra o efeito da rotação da Terra.

A experiência com o pêndulo foi em 1851 e foi a primeira demonstração experimental da rotação da Terra em torno de seu eixo. A ideia consistia em suspender um pêndulo longo e pesado livremente no Panteão de Paris. No ano seguinte o instrumento ganhou o nome de giroscópio, e 3 anos depois rendeu a Foucault a Medalha Copley da Royal Society, por “notáveis pesquisas experimentais”.

Filho de um publicitário, Jean Bernard Léon Foucault nasceu em Paris no ano de 1819.  Ele recebeu educação básica em sua própria casa e começou a estudar medicina. Um tempo depois abandonou o curso para se dedicar à física porque tinha aversão a sangue. O francês também fez experimentos para medir a velocidade da luz, provando que ela viaja mais lentamente na água do que no ar.

Além disso tudo, o físico também inventou o polarizador que leva o seu nome em 1857. O chamado “teste de Foucault” é utilizado até hoje para se descobrir se um espelho é perfeitamente esférico ou possui um desvio não-esférico. Antes, os testes de reflexão de espelhos de telescópios eram feitos por “tentativas". Atualmente o teste é feito principalmente por amadores e pequenos fabricantes de telescópios comerciais, porque é barato e utiliza equipamentos simples e manuais.

León Foucault morreu em 1868, aos 49 anos, provavelmente vítima de esclerose múltipla.

COMENTÁRIOS dos leitores