Site de buscas por torrent isoHunt será encerrado

Justiça dos EUA determinou fechamento do serviço para próxima quarta-feira

por Nathália Guimarães sex, 18/10/2013 - 16:08
Reprodução Ao lado do Pirate Bay, o isoHunt é um dos maiores sites de torrents do mundo, possuindo cerca de 44,2 milhões de usuários Reprodução

A partir da próxima quarta-feira (23), muitos internautas vão ficar órfãos de mais uma ferramenta de busca de torrents. Isso porque o isoHunt, criado há mais de dez anos, será encerrado oficialmente após perder uma luta judicial contra a Motion Picture Association of America (MPAA), associação da indústria do entretenimento que engloba empresas como a Disney e Paramount. A decisão, que ainda inclui uma multa de US$ 110 milhões aos responsáveis pela ferramenta, foi proferida pela Corte do distrito central da Califórnia nesta semana. 

O criador do serviço, Gary Fung, deixou uma nota de despedida no seu site pessoal e na página oficial do isoHunt no Facebook: "Fiz o melhor que pude em prol dos benefícios sociais do BitTorrent e da partilha de arquivos, da própria cultura de pesquisa e compartilhamento, mas chegou a hora de seguir em frente e trabalhar em novos programas e projetos”, lamenta Fung.

Ao lado do Pirate Bay, o isoHunt é um dos maiores sites de torrents do mundo. Segundo Fung, a página possui cerca de 44,2 milhões de usuários. Em defesa da sua ferramenta, Fung alegava que a ferramenta era apenas um serviço de buscas neutras, como o Google, mas o argumento não foi aceito pela Justiça americana.

COMENTÁRIOS dos leitores