IRC: o comunicador instantâneo não morreu

Como um bate papo, que teve seu auge na década de 90, pode ainda ser utilizado por pessoas ligadas a tecnologia?

por Carol Dias qua, 23/10/2013 - 08:00
Divulgação / Arquivo Pessoal Conhecido como #Crud, Mulatinho não dispensa o IRC Divulgação / Arquivo Pessoal

Dizer que já teve um endereço no IRC (Internet Relay Chat) já denota um pouco a idade (um tanto avançada) que se tem. Imagina dizer que ainda usa esse comunicador instantâneo? É de causar espanto. Como um bate papo, que teve seu auge na década de 90, pode ainda ser utilizado por pessoas ligadas a tecnologia? No universo digital em que o mais novo e avançado é o melhor, encontramos grupos de estudo de profissionais que ainda utilizam os chats do mIRC.

O analista de sistemas da Unisys, Alexandre Mulatinho, 28 anos, o famoso #crud (seu apelido na rede social) é um bom exemplo disso. Mulatinho utiliza o mIRC desde 2002. Já foi master do canal #Brasil (onde muitos brasileiros se encontravam 10 anos atrás), já foi responsável (administrador da antiga rede de IRC BRASNET) por robôs que tem em todas as redes do IRC como ChanServ, NickServer e Memoserver respectivamente e, mesmo possuindo perfil em outras plataformas de conversas instantâneas, ele afirma que não deixará de usar o IRC nem tão cedo. 

"O IRC é fantástico por diversos motivos, além de conseguir aprender e tirar dúvidas de muitas coisas com quem está disposto a ensinar, o principal para mim, e de qual eu sinto muita falta nos bate-papos atuais, é que ele tira o conceito de que você precisa adicionar alguém para poder conversar. No IRC é assim: você simplesmente conecta em um servidor, lista e entra nos canais de seu interesse. Para se ter ideia antigamente era possível quase 18 (dezoito) horas por dia entrar no canal #Recife e ver que mais de 1000 (mil) pessoas estavam conectadas. Onde você vê isso hoje em dia? Você até pode saber que elas estão lá mas não se conecta a elas a não ser que elas te adicionem", diz.

Mulatinho e uma turma de colegas acessam uma rede de nerds chamada de OFTC (o servidor é irc.oftc.net,irc.freenode.net) nela existem centenas de comunidades de software livre e proprietários, desde canais que tem como assunto principal o #Slackware, #Gentoo, #Debian (distribuições linux), até canais de programação como o #C, #PHP, #Assembly.

A busca por discussões técnicas relativas a computação, música, cinematografia ou qualquer área de interesse, é uma das vantagens principais para quem usa o IRC, todavia, quem utiliza afirma que outros benefícios podem ser encontrados:

 - Conceito de canais onde as pessoas se encontram e podem diretamente bater papo, independente de tê-la adicionada ou não;

 - Conceito de moderador de canal (chamado de OP) para evitar assuntos fora do escopo, podendo banir uma pessoa de certo canal, moderar as mensagens deixando apenas alguns usuários falarem (muito utilizado em RPG);

 - Vários provedores podem se cadastrar e fornecer uma tela html ou algum outro software para seus usuários se conectarem a toda a rede;

 - Variedade de informação: vários servidores espalhados pelo mundo com diversos temas e coisas inimagináveis;

 - Ser anônimo ou ter uma identidade real. Como tudo é um nick, você pode mudá-lo sempre que quiser;

 - Pessoas interessantes que não ficam postando imagens que todo mundo posta, nem fica enchendo seu monitor com fotos e videos que não são do interesse.

Mas, porque um bate papo que apresenta tais características não é mais tão utilizado? Muitos acreditam que o surgimento do MSN foi o grande culpado da atual escassez do IRC. Como o messenger possibilitou uma maior interação (pessoa-pessoa), na qual havia possibilidade de interagir de forma isolada através de fotos e vídeos, muitos usuários se sentiram fisgados por esse novo jeito de se comunicar. "Existem também desvantagens, como spam, conteúdo indesejado, etc. Mas, quem usa sabe: nada que um /ignore <nickname) (forma de ignorar alguém) não resolva", diz Mulatinho. 

Quer relembrar ou ficou curioso sobre como entrar no mundo do IRC e saber como ele funciona?

É só baixar um cliente de IRC, atualmente o mais conhecido do Windows é o mIRC e o do linux o xchat e/ou bitchx, inserir seu nick, um usuário identificador (um nome qualquer), um canal (pode ser escolhido depois de conectar) e o principal, um servidor a qual se conectar (citado mais acima). Desta maneira você estará usando o protocolo IRC e se conectando a diversos usuários em todo mundo, literalmente.

COMENTÁRIOS dos leitores