Brasil: quase metade dos lares não possuem telefone fixo

Dos usuários que não optam pelo serviço, 59,4% utilizam a comunicação via celular

por Nathália Guimarães qui, 13/03/2014 - 13:55
Clélio Tomaz/LeiaJáImagens Em 9,1% dos lares brasileiros não há utilização de nenhum dos serviços de telecomunicações Clélio Tomaz/LeiaJáImagens

O Serviço Telefônico Fixo Comutado, também conhecido como telefonia fixa, está presente em apenas 54,4% dos domicílios brasileiros. Dos usuários que não optam pelo serviço, 59,4% utilizam a comunicação via celular. Essa é uma das conclusões do estudo "Sistema de Indicadores de Percepção Social: Serviços de Telecomunicações", divulgado nesta quinta-feira (13) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), feito em 3.810 municípios no País.

O estudo também pediu para os entrevistados avaliarem o serviço de telefonia móvel. De acordo com o levantamento, este é o ponto com a pior avaliação entre os tópicos analisados. A pesquisa mostra ainda que as pessoas que usam celular não conhecem as principais regras dos contratos de seus operadoras, e sugere que boa parte das reclamações registradas tem como origem a falta de transparência na relação entre empresas e seus clientes.

A segunda pior avaliação se refere à internet banda larga – “intensamente” usada por dois terços das pessoas pesquisadas. O estudo confirma o que já é percebido no setor: há “forte disparidade regional na utilização dos serviços, principalmente quando se compara Sudeste e Sul com Norte e Nordeste”.

Outro resultado expressivo da pesquisa é que em 9,1% dos domicílios brasileiros não há utilização de nenhum dos serviços de telecomunicações. E quando possui, a ampla maioria 70,6%, os contrata separadamente. Apenas 19,7% dos domicílios contratam os  serviços de telecomunicações por meio de pacotes, os chamados combos.

Com informações da Agência Brasil

 

COMENTÁRIOS dos leitores