GamesCom: próximo Tomb Raider é exclusivo para o Xbox One

Até então, acreditava-se que o jogo seguiria seus antecessores e seria multiplataforma

por Guilherme Jacobs ter, 12/08/2014 - 16:48
Divulgação/Square Enix Jogo será lançado no fim de 2015 Divulgação/Square Enix

Durante a conferência da Microsoft na GamesCom, realizada na manhã desta terça-feira (12), a distribuidora Square Enix fez um anúncio inesperado. Rise of The Tomb Raider, próximo jogo da série de aventuras de Lara Croft, será exclusivo do Xbox One. A notícia gerou muita revolta dos gamers que jogam no PlayStation 4 e PC, mas por enquanto não há planos de lançamento em outras plataformas. 

Em seu Tumblr, a desenvolvedora Crystal Dynamics, responsável pelo próximo Tomb Raider, tentou explicar a situação. "Nossos amigos na Microsoft sempre viram um grande potencial em Tomb Raider e acreditaram em nossa visão desde quando revelamos o jogo com eles no palco da E3 2011", comenta Darrell Gallagher, chefe da Crystal Dynamics, lembrando do anúncio do último Tomb Raider.

Em 2011, a Square Enix lançou Tomb Raider, um reboot da franquia que estava presente na indústria desde 1996, o jogo foi lançado para Xbox 360, PS3 e PC, com uma "Edição Definitiva" chegando ao PlayStation 4 e Xbox One. Já Rise of The Tomb Raider foi anunciado na E3 deste ano e até então, acreditava-se que também seria multiplataforma, como todos os últimos lançamentos da série. 

Nas redes sociais, a notícia não foi aprovada. "Exclusivos de desenvolvedores terceiros não fazem nenhum sentido em 2014 e são extremamente anti-consumidor", twittou John Bain, mais conhecido como Total Biscuit, YouTuber especializado em games. "'Tomb Raider é um exclusivo do Xbox"' = Microsoft literalmente pagou a Square Enix para negar às pessoas seu jogo", comenta o repórter de jogos Jason Schreier. E isso foi só o começo, o Kotaku reuniu diversos tweets e comentários de gamers desapontados, mas por enquanto, Rise of The Tomb Raider chega apens no Xbox One no fim de 2015.

COMENTÁRIOS dos leitores