Vencer mostra detalhes de app voltado para acessibilidade
App pode ser baixado gratuitamente e tem o objetivo de ajudar na inclusão social
Criado para ajudar pessoas com dificuldades de locomoção, o Clapp-in (bater palmas, em tradução livre) é um aplicativo desenvolvidos por uma dupla de jovens pernambucanos. A ideia é atrair o público para colaborar com o app, avaliando locais com boas e más condições de acessibilidade, afim de realizar um grande mapeamento que depois será utilizado por todos gratuitamente.
A ferramenta é um dos destaques do programa vencer desta semana. O jornalista James Alcides conversou com o designer Diego Moraes e o arquiteto de software Niélson Santana, que são os criadores do aplicativo.
“Esse processo surgiu da parceria com uma empresa de São Paulo, que se interessou por outro projeto nosso, o soarmp3. Trata-se de um aplicativo que permite transformar texto em áudio", contou Niélson.
O aplicativo também permite avaliar e mapear espaços públicos e privados como bares, restaurantes, hotéis, de acordo com a acessibilidade para pessoas com deficiência. O principal objetivo desta iniciativa inovadora é servir de ferramenta para promover a inclusão social das pessoas com deficiência no turismo e lazer. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente pelo site.
Ainda nesta edição do Vencer, o público vai conferir o quadro INperfeitas, com as blogueiras Luciana Marques e Wivian Araújo. O tema desta semana é a vaidade feminina. Por fim, no Diário de Elaine, a repórter Elaine Paz mostra a falta de acessibilidade nos terminais de ônibus, em especial no bairro de Jordão Alto, em Jaboatão dos Guararapes, que é o mais frequentado por ela.
Confira todos os detalhes no vídeo. O Programa Vencer é apresentado por James Alcides e exibido toda semana no Portal LeiaJá.