Pontos de recarga em ônibus poderão ser obrigatórios

Projeto de Lei quer garantir que usuários do transporte público tenham seus gadgets sempre carregados

por Nathália Guimarães ter, 27/01/2015 - 15:25
Reprodução Proposta afirma que a instalação de tomadas é um item de conforto para os passageiros Reprodução

Um Projeto de Lei (PL) quer tornar obrigatória a presença de pontos de recarga para aparelhos eletrônicos em ônibus utilizados no transporte público. Se aprovada, a proposta do deputado Aureo (SD-RJ), que está em análise nas comissões de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça e de Cidadania, vai alterar a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/12).

Pelo texto, a exigência de instalação de tomadas deverá ser um dos itens constantes nas metas de qualidade fixadas nos contratos de concessão do serviço de transporte público coletivo. O prazo para a medida entrar em vigor será de 360 dias após a publicação da lei.

Segundo o autor da proposta, a popularização dos dispositivos móveis, somada aos crescentes engarrafamentos, faz com que as pessoas aproveitem o tempo de viagem para atividades como ler e assistir a filmes. “Mas, infelizmente, as baterias de tais aparelhos não possuem, até hoje, tecnologia que lhes garanta muitas horas de utilização, o que torna a recarga imprescindível ao longo do dia”, afirma o parlamentar.

O deputado ainda destaca que algumas empresas de ônibus já colocaram no mercado veículos dotados de tomadas elétricas para recarga dos dispositivos móveis. “Trata-se de um item de conforto muito importante para os passageiros, que deveria ser universalizado, visto que não representa um aumento significativo no preço do veículo”, complementa.

Com informações da Agência Câmara

COMENTÁRIOS dos leitores