Eficácia da bateria pode dobrar com nova versão do Android
Android M, novo sistema operacional da Google para desenvolvedores, será liberado nesta quinta-feira (28)
Durante a conferência anual de desenvolvedores da Google, nesta quinta-feira (28), alguns detalhes do novo sistema operacional móvel da companhia foram divulgados.
O Android M, nome do próximo SO da empresa de Mountain View, promete trazer novidades como o sistema de permissões, em que o usuário poderá conceder acessos a cada aplicativo no momento do uso e não na instalação. Como já acontece no WhatsApp do iPhone, que requisita o acesso do microfone ou câmera e pode ser anulada quando necessário, por exemplo.
Algumas outras funcionalidades estarão liberadas hoje para desenvolvedores, como é o caso das abas personalizadas que suportará senhas salvas e autopreenchimento. A empresa também anunciou que o Chrome será seu navegador nativo, deixando de fora o WebView. A interconexão de aplicativos estará presente no novo SO, função que permite, por meio de “app links”, o usuário verificar a segurança entre os aplicativos cruzando as informações entre eles.
A Google também resolveu aderir à novidade da Apple e implantou seu próprio sistema de pagamentos, chamado Android Pay. Não exige autenticação, basta usar a nota fiscal do produto comprado. A função possui suporte a biometria e é uma plataforma aberta, o que pode garantir melhorias a cada dia.
O trunfo maior para esta nova versão do Android é o recurso denominado “Doze”, que faz o sistema gerenciar a energia de forma mais inteligente através do sensor de movimento. Caso o aparelho esteja ocioso, sem uso ou movimento, os aplicativos congelam, evitando o cosumo da bateria, entrando no modo stand-by. Segundo a Google, este modo economiza a bateria pela metade.
Os aparelhos com o Android M também podem servir como carregador portátil, possibilitando a carga de outros dispositivos móveis. Outra melhoria desses aparelhos é o suporte ao USB-C que possui entrada que pode ser encaixado de qualquer lado.
A versão para desenvolvedores será liberada nesta quinta-feira para os aparelhos Nexus 5, 6 e 9.