TIM amplia cobertura 3G no Recife com antenas sustentáveis

Equipamento desenvolvido no Brasil atende locais com grande de volume de tráfego de dados

por Nathália Guimarães sex, 10/07/2015 - 12:46
 Hesíodo Góes/Divulgação Biosites do Recife estão localizados nas imediações do Parque Dona Lindu e da Pracinha de Boa Viagem Hesíodo Góes/Divulgação

A TIM ativa no Recife os primeiros biosites (antenas) de Pernambuco, como parte do projeto de cobertura sustentável da empresa. A principal função do equipamento é possibilitar a ampliação da cobertura de dados (3G) em áreas onde as estações tradicionais têm dificuldade de alcançar ou de grande de volume de tráfego de dados. O aparelho foi desenvolvido no Brasil e tem aparência praticamente igual à de um poste de iluminação, o que causa menor impacto urbanístico.

Os biosites do Recife estão localizados nas imediações do Parque Dona Lindu e da Pracinha de Boa Viagem, na Zona Sul da capital pernambucana - pontos turísticos de grande concentração de pessoas e que por vezes são palco de eventos culturais. Para escolher onde iria instalar o equipamento, a TIM utilizou parâmetros como números de check-in no Foursquare e o índice interação nas redes sociais que estes locais acumulam.

O projeto conta com a vantagem da rapidez na instalação e tem a multifuncionalidade como uma das principais características. Trata-se de uma solução para a melhoria da qualidade, mas que é capaz de ser utilizada também como alternativa para iluminação pública e câmeras de vigilância, por exemplo. A utilização deste formato evita a necessidade de gabinetes externos ou de uma estrutura auxiliar.

Outra vantagem é a rápida instalação do biosite, que pode ser concluída em até dez dias. O processo burocrático para a implantação do equipamento não esbarra nos impasses decorrentes de legislações municipais, que dificultam a instalação de torres necessárias para atender à população. A título de comparação, uma antena comum pode levar mais de um ano para começar a funcionar, contando o tempo de licenciamento e instalação.  

“Com o biosite passamos a ter uma cobertura diferenciada. Esta estratégia atende ao novo perfil do usuário, que é mais focado em uso de dados de internet e gosta de navegar através de aplicativos”, explica o diretor de Vendas Consumer da TIM Nordeste, Daniel Moreira. Segundo a operadora, o consumo de dados em Pernambuco aumentou 75%, entre abril de 2014 e abril de 2015.

A expectativa da operadora é instalar o equipamento também no Mercado de São José, Parque das Esculturas, no Recife Antigo, e no Sítio Histórico de Olinda, local conhecido pelas reclamações de usuários em relação ao serviço de telefonia.

Atualmente, além do Recife, as capitais Manaus, Rio de Janeiro, São Luís e Brasília já foram contempladas com o biosite. Na região Nordeste, a companhia também entregará a solução à Natal, Maceió e Salvador. Até o final deste ano mais de 300 equipamentos devem estar em pleno funcionamento no Brasil, de acordo com a TIM.

Além do investimento para a instalação dos biosites, a TIM aplicará no triênio que se encerra em 2017, R$ 14 bilhões no Brasil, sendo 90% em infraestrutura de rede. O montante será destinado à construção de torres, otimização das já existentes, além de novas tecnologias voltadas para melhorar o desempenho das redes 3G e 4G.

COMENTÁRIOS dos leitores