Análise: Mi Power Bank, o seu próximo carregador portátil

Bateria de 10.400 mAh traz design refinado e ótimo desempenho por um preço justo

por Nathália Guimarães qua, 02/09/2015 - 08:00
Chico Peixoto/LeiaJáImagens Mi Power Bank é compacto e traz um acabamento refinado em alumínio texturizado Chico Peixoto/LeiaJáImagens

WhatsApp, Facebook, Spotify ou YouTube. São diversos os aplicativos e recursos que sugam a preciosa bateria dos nossos smartphones, tablets e outros dispositivos móveis. Por isso, investir em um carregador portátil pode ser uma boa opção para os usuários mais exigentes. Pensando nisso, a Xiaomi lançou no Brasil o seu Mi Power Bank, dispositivo de 10.400 mAh que promete dar até 4 cargas completas em um iPhone 6. Confira, nesta análise, porque este acessório traz o melhor custo-benefício entre os produtos deste tipo disponíveis no Brasil.

O Mi Power Bank é compacto e traz um acabamento refinado em alumínio texturizado. O produto, no entanto, não é o tipo de acessório que vai estar sempre disponível no seu bolso. Ele pesa 250 gramas, com uma espessura de 21,6 mm. Pode ser levado sem problemas em uma mochila ou bolsa, mas não é tão leve e pequeno para ser carregado sem causar volume em uma calça, por exemplo. Mesmo assim, este aspecto não deve intimidar quem quer investir no produto - outros carregadores apresentam peso aproximado ou maior. 

A parte superior do carregador traz botões indicadores luminosos e portas de conectividade localizadas de forma prática. Sendo assim, é possível saber, aproximadamente, quanto o seu Mi Power Bank ainda possui de bateria disponível. Um LED acesso significa que o acessório está com energia entre 0 e 25%. Dois LEDs, por exemplo, indicam estágio de carregamento entre 25 e 50% e assim por diante.

Apesar de oferecer design atrativo, a mágica do Mi Power Bank está em suas especificações técnicas. Com bateria de íon-lítio de última geração, a capacidade total do produto é de impressionantes 10.400 mAh. Nos testes, ele conseguiu carregar um iPhone 6 completamente quatro vezes. Com um Redmi 2, smartphone próprio da Xiaomi, dá para conseguir até três cargas completas. É muita energia. 

>> Embate do custo-benefício: Redmi 2 x Zenfone 5

Para proteger os acessórios durante o carregamento, o Mi Power Bank conta com um sistema de segurança que corta automaticamente a corrente em casos de superaquecimento, evitando picos de tensão que podem prejudicar seu dispositivo. Ele é compatível com smartphones e tablets da Xiaomi, Apple, Samsung, HTC, Google, BlackBerry, assim como uma variedade de câmeras digitais.

A bateria acompanha manuais em português, além de um cabo flat branco com entradas micro USB e USB. Para usar o aparelho pela primeira vez, a Xiaomi recomenda que o usuário carregue seu Mi Power Bank completamente. O processo, infelizmente, demora cerca de oito horas para ser concluído, o que pode deixar os consumidores mais apressadinhos irritados.

Outro porém é que o produto só consegue carregar um dispositivo de cada vez. Uma porta USB extra seria uma ótima adição para a próxima versão do aparelho. Estes problemas, no entanto, não ofuscam os recursos e o design oferecidos pelo produto, tornando-o o rei do custo-benefício do seu segmento. 

O Mi Power Bank pode ser encontrado no site oficial da Xiaomi Brasil (br.mi.com) por R$ 99,00. 

COMENTÁRIOS dos leitores