Mercado mundial de tablets registra queda de 12%
Apple foi, novamente, a principal fabricante - com 10 milhões de unidades vendidas
O mercado de tablets apresentou declínio pelo sétimo trimestre consecutivo. Dados da consultoria de pesquisa IDC divulgados nesta segunda-feira (1º) mostram que entre os meses de abril e junho de 2016, o setor enfrentou uma queda de 12,3%, com 38,7 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, em comparação com 44,1 milhões de produtos fornecidos no mesmo período do ano passado.
Os dados mostram que o Android dominou o setor com 65% de participação, seguido pelo iOS, que captou 26%. Isso deixou apenas 9% para dispositivos com Windows comercializados durante o segundo semestre deste ano. Os dois principais fabricantes de tablets mantiveram suas posições.
A Apple aparece em primeiro lugar, com 10 milhões de unidades, seguida pela Samsung. A dupla de empresas, no entanto, viu seus números de vendas caírem mais uma vez, sendo que a Samsung teve declínio brusco de 24,5% no número de produtos comercializados, ante o mesmo período de 2015.
A Lenovo, Huawei e Amazon complementam, respectivamente, o ranking das cinco maiores fabricantes. Apesar de aparecer em quinto lugar na lista, a Amazon merece destaque pelas vendas do tablet de baixo custo. O preço de US$ 50 combinado com a presença online da empresa, mais uma vez, proporcionou a varejista uma posição na lista de principais fornecedores.