Airbus diz que vai testar carro voador até final do ano

Empresa prevê pequenas aeronaves autônomas como forma de evitar o engarrafamento nas cidades no futuro

por Nathália Guimarães seg, 16/01/2017 - 16:08
Reprodução/Airbus Airbus planeja utilizar tecnologias limpas para evitar mais poluição nas cidades congestionadas Reprodução/Airbus

O grupo francês Airbus vai começar os primeiros testes de carros voadores até o final de 2017. O anúncio foi feito esta segunda-feira (16) pelo presidente executivo da companhia, Tom Enders. O objetivo seria que as pessoas reservassem o veículo usando um aplicativo, semelhante aos sistemas de partilha de automóveis.

A Airbus prevê pequenas aeronaves autônomas como forma de evitar o engarrafamento nas cidades no futuro, à medida que as populações das áreas urbanas aumentam. A empresa formou no ano passado uma nova divisão chamada Urban Air Mobility, encarregada de desenvolver novos serviços de transporte baseados em smartphones. Um dos conceitos imaginados inclui um novo helicóptero capaz de transportar vários passageiros.

"Cem anos atrás, o transporte urbano foi subterrâneo, agora temos os meios tecnológicos para ir acima do solo", disse o presidente-executivo da Airbus, Tom Enders, na conferência de tecnologia digital DLD em Munique, acrescentando que sua empresa deve fazer voar um veículo de demonstração para transporte de uma pessoa até o final do ano.

O executivo informa que a Airbus planeja utilizar tecnologias limpas para evitar mais poluição nas cidades congestionadas. Ele disse que usar os céus também poderia reduzir os custos para os planejadores de infraestrutura das cidades. "Com o voo, você não precisa colocar bilhões em pontes e estradas concretas," pontuou.

COMENTÁRIOS dos leitores