Senha "123456" é eleita a pior do mundo novamente

Cerca de 17% de todas as senhas usadas em sites em 2016 eram "123456"

por Nathália Guimarães seg, 16/01/2017 - 15:48
Reprodução Usuários devem optar por combinações que contenham uma variedade de números, letras e símbolos Reprodução

Apesar de especialistas afirmarem que devemos usar senhas fortes e únicas, muitas pessoas ainda optam por padrões previsíveis para garantir acesso à sua vida online. As combinações mais comuns de 2016 incluem códigos como "123456", "qwerty" e "111111", de acordo com um relatório da empresa de segurança digital Keeper Security. Qualquer um que utiliza estas sequências deve considerar mudá-las imediatamente.

Segundo relatório, cerca de 17% de todas as senhas usadas em sites em 2016 eram "123456". A empresa Keeper Security afirma ter compilado um total de 10 milhões de combinações que se tornaram públicas através de violações de dados registradas nesse ano. A enorme lista de sequências mais populares deste ano também incluem os códigos "qwerty", bem como "123456789" e "111111". 

Dado o número de pessoas que ainda utilizam senhas comuns, a empresa disse que os sites devem ser responsáveis ​​por reprimir as sequências de letras e números fáceis de adivinhar. "Operadoras de sites que permitem essa proteção frágil são imprudentes ou preguiçosas", disse o especialista da Keeper, Graham Cluley, em um post de blog.

O especialista também acredita que a presença de senhas aparentemente aleatórias na lista como "18atcskd2w" e "3rjs1la7qe" indica que robôs estão usando esses códigos quando configuram contas falsas em serviços públicos de e-mail para espalhar ataques de spam e phishing.

A empresa alerta que um software violador de senhas pode adivinhar qualquer código composto por seis caracteres em segundos. A melhor forma de proteger seus dados online, segundo o especialista, vem de uma fórmula sem segredos. Os usuários devem optar por combinações que contenham uma variedade de números, letras, símbolos e nunca usar uma mesma sequência para diferentes serviços.

LeiaJá também

--> Confira dicas para proteger suas senhas na internet

--> Restaurante só da senha da Wi-Fi a quem resolver equação

COMENTÁRIOS dos leitores