TIM ativa rede 4G na frequência de 700 MHz no Recife

Novidade permite maior alcance de sinal e aumento da velocidade em ambientes fechados

por Nathália Guimarães seg, 03/07/2017 - 10:58
Wikimedia Commons Alcance de cobertura pode ser quatro vezes maior comparado ao da faixa de 2.600 MHz Wikimedia Commons

Após ser a primeira operadora a ativar a rede 4G na faixa de 700 MHz no Brasil, a TIM passa a utilizar a frequência em mais sete capitais - Recife (PE), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Natal (RN), Macapá (AP), Boa Vista (RR) e Rio Branco (AC). A novidade permite um maior alcance de sinal e aumento da velocidade, proporcionando uma melhora na experiência dos usuários.

Por ser uma frequência mais baixa, o alcance de cobertura pode ser quatro vezes maior comparado ao da faixa de 2.600 MHz, além de proporcionar uma maior penetração em ambientes fechados.

"Em Fortaleza e Recife, por exemplo, esperamos aumentar nossa cobertura 4G indoor de 50% para mais de 95%. Isto garante a qualidade na conexão de dados onde quer que o cliente esteja", explica o CTO da TIM Brasil, Leonardo Capdeville.

Segundo a TIM, os resultados já podem ser mensurados. Em Brasília, por exemplo, houve um crescimento de 60% do tráfego 4G em menos de um mês e o percentual de clientes conectados a este tipo de conexão cresceu mais de 30% no mesmo período.

A TIM adquiriu o direito de operar na frequência de 700 MHz após vencer um dos lotes do leilão de faixas promovido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em setembro de 2014. O investimento da empresa foi de R$ 2,85 bilhões nessa aquisição.

LeiaJá também

--> Anatel afrouxa regras para prestadoras de banda larga

--> Londres substitui cabines telefônicas por pontos de Wi-Fi

COMENTÁRIOS dos leitores