iPhone 8 abandonará Touch ID para incluir escâner de rosto
Recurso pode escanear o rosto de um usuário e desbloquear o iPhone em algumas centenas de milésimos de segundos
A Apple está trabalhando em um recurso que permitirá ao usuário desbloquear seu iPhone usando seu rosto em vez de uma impressão digital, informou a Bloomberg, que ouviu fontes familiarizadas com os planos da empresa.
Para o iPhone 8, que será lançado no final deste ano, a companhia testa um sistema de segurança aprimorado capaz de autenticar pagamentos e realizar o login em serviços através da digitalização da face do usuário.
Segundo a reportagem, a tecnologia será alimentada por um novo sensor 3D. O recurso pode escanear o rosto de um usuário e desbloquear o iPhone em algumas centenas de milésimos de segundos. Ele é projetado para funcionar mesmo se o smartphone estiver deitado em uma mesa.
O recurso ainda está sendo testado e pode não aparecer no iPhone 8. No entanto, a intenção é que ele substitua o escâner de impressão digital Touch ID, informou a reportagem. A empresa também está testando a autenticação por íris para aumentar a segurança do sistema.
A Apple introduziu Touch ID em 2013 com o iPhone 5s e adicionou suporte para autenticar pagamentos e fazer login em aplicativos um ano depois. Mas a companhia criada por Steve Jobs não é a única a usar diferentes formas de autenticação biométrica.
Em seus últimos lançamentos, a Samsung incluiu um recurso que permite aos usuários desbloquear seus telefones e fazer pagamentos escaneando seus olhos. O sistema foi duramente criticado por especialistas, após ser enganado com cópias fotográficas impressas dos olhos de uma pessoa.
O sensor da Apple, no entanto, deverá ter uma percepção de profundidade 3D, o que significa que o sistema é menos propenso a ser enganado por imagens.
LeiaJá também