Como o fim do sinal analógico vai melhorar sua internet 4G

A promessa é de que a internet 4G, usada em smartphones, fique mais rápida e com maior alcance

por Nathália Guimarães sab, 15/07/2017 - 10:06
Wikimedia Commons Desligamento do sinal analógico também pode melhorar a qualidade da internet 4G Wikimedia Commons

Muito se fala das vantagens que a TV digital trará para os espectadores. O que poucos sabem, no entanto, é que o desligamento do sinal analógico também pode melhorar a qualidade da internet 4G. Isso porque a frequência dos 700 MHz, atualmente ocupada pelos canais abertos, será liberada para o uso das operadoras de banda larga móvel. A novidade permite um maior alcance de sinal e aumento da velocidade. Tudo sem custo adicional para o usuário.

O LeiaJá conversou com especialistas da operadora TIM, pioneira no uso da frequência de 700 MHz no Brasil, para entender como a tecnologia funciona e que vantagens ela traz para o usuário. Na prática, a primeira diferença sentida pelo consumidor é na cobertura do sinal, que agora poderá ser até quatro vezes maior se comparado ao da faixa de 2.600 MHz - usada atualmente pelas outras empresas de telecomunicações.

Resultados

Mas estes números não significam nada para o consumidor se, de fato, não houver uma melhora na navegação de sites e redes sociais. Onde o 4G já funciona na frequência dos 700 Mhz, a TIM informa que conseguiu colher bons frutos. "Em Teresina, por exemplo, primeira capital do Nordeste a usufruir da nova faixa - o tráfego de dados subiu 68% nos dois primeiros meses de ativação", ressalta o gerente de engenharia de redes da TIM Nordeste, Ageu Guerra.

Isso significa que mais pessoas estão usando o 4G, afinal, ele está chegando com menos interferências a locais como interior de residências, pontos comerciais, garagens e elevadores. Além de Teresina, Recife, Natal, Maceió e até Fernando de Noronha, conhecida antes por seus problemas de conexão, já operam com a faixa do 700 Mhz. Mas os benefícios não acabam por aí. A bateria do seu smartphone também vai agradecer.

Isso porque um dos fatores que mais gastam a bateria dos aparelhos é o baixo sinal da operadora. Se ele é fraco ou inexistente, o smartphone vai consequentemente utilizar mais energia para procurar cobertura. Com a faixa dos 700 Mhz, o 4G chega à mais locais, reduzindo esse consumo extra e garantindo algumas horas a mais de uso longe da tomada.

A TIM diz que quer levar o 4G na frequência 700 MHz além. Só no Nordeste, a empresa espera ativar a solução em 568 cidades ainda este ano. "Em Pernambuco, a previsão é contemplar 72 localidades, sendo que em 10 delas a operadora sairá do 2G para o 4G, promovendo uma excelente experiência de uso de dados móveis a uma população que não tinha acesso à internet de banda larga móvel", afirma o especialista.

E os aparelhos?

Para usufruir destes benefícios, o consumidor precisa estar em uma das cidades que já oferecem cobertura, ter o chip 4G em seu smartphone e observar se seu aparelho suporta a tecnologia. Segundo a TIM, os modelos de celular do portfólio da companhia já são compatíveis com a solução.

"A TIM  só vende chip compatível com o 4G desde 2015. Mas algumas pessoas trocam de aparelho e cortam um chip 3G, em vez de trocar, por isso elas não conseguem acessar essa tecnologia. É importante que o cliente vá à loja e garanta que seu chip é compatível. Além disso, as ofertas de dados da operadora se mantêm, sem qualquer reajuste de preços por conta disso", informa o diretor de vendas da região TIM Nordeste, Daniel Moreira.

LeiaJá também

--> Velocímetro diz se você usufrui da internet que contratou

--> Saiba como escolher o conversor digital ideal para sua TV

--> TIM atinge 1.850 cidades com a conexão 4G

--> Saldo de internet não usado poderá acumular por 2 meses

COMENTÁRIOS dos leitores