Golpe pelo WhatsApp promete reviver o Orkut
Mais de 500 mil pessoas já foram enganadas com essa ação
Mais um golpe de phishing, aqueles com intenção de roubar informações do usuário, está circulando através do WhatsApp. Para os nostálgicos, a isca desta vez é a promessa de reviver perfis antigos do Orkut, encerrado em 2014. Bem elaborado, o golpe distrai e vai conseguindo informações do usuário.
O esquema inclui o pedido que um link seja compartilhado com dez contatos. Em seguida, o usuário entra no link que oferece “Ver Perfil”. Ao clicar, três perguntas são feitas com a justificativa de que isso o ajuda a resgatar o perfil, no entanto, é com esses dados que os golpistas acessam as informações do usuário.
Mais uma prova de que se trata de um golpe é o fato de que o Orkut foi encerrado em 2014 e os dados só podiam ser vistos e resgatados até maio deste ano, ou seja, esses dados nem estão mais disponíveis. De acordo com levantamento feito pela PSafe, mais de 500 mil pessoas já foram enganadas com essa ação. A investida pode dar aos golpistas acesso a dados bancários e até mesmo instalar malwares no aparelho.