Aplicativo criado no Hackfest analisa fraude em licitação

A ferramenta vai analisar licitações feitas do ano 2000 até agora

por Junior Paulino sex, 22/09/2017 - 11:30

A ferramenta “Índice de Derrotas dos Licitantes”, desenvolvida por auditores fiscais durante o “Hackfest Contra a Corrupção”, evento promovido pelo Ministério Público da Paraíba, deve monitorar todas as licitações que foram feitas nos 223 municípios paraibanos no ano de 2000 até hoje.

Esta ferramenta tem o objetivo de analisar e identificar possíveis empresas falsas, as famosas empresas “laranjas” que participam de licitações apenas para que facilite outras empresas a vencer as licitações. A ferramenta que vai facilitar o trabalho dos administradores, gestores, auditores e líderes de instituições, entidades e organizações está disponível no site do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB).

O aplicativo foi criado juntamente com alunos dos cursos de Direito, Administração, Gestão Pública e teve também a colaboração do Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A equipe desenvolvedora desta ferramenta contra a corrupção recebeu o nome de Laranjal e é formada por Matheus Lacerda (auditor do TCE-PB), Weverton Lisboa (auditor TCE-PB e estudante de Direito UFPB), Brenda Almeida (estudante Administração UFPB), Wilo Pinheiro (auditor TCE-PB e estudante de Gestão Pública UFPB) e Lincoln David (professor do Centro de Informática UFPB).

Com informações da Agência de Notícia UFPB

 

COMENTÁRIOS dos leitores