Anatel bloqueou mais de 9 milhões de celulares em 2017

Sistema desenvolvido pela agência interage com plataformas estrangeiras para impedir que telefones roubados no exterior funcionem no Brasil

por Wagner Silva qui, 14/12/2017 - 17:01

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou um relatório que mostra o número de aparelhos de telefone celular bloqueados. Segundo o órgão 9.123.567 de dispositivos tiveram solicitação de bloqueio registrada por furto, roubo ou perda até novembro, um aumento de 119.421 relação ao mês anterior. Os números fazem parte de um levantamento mensal elaborado pela Anatel com base no número de boletins de ocorrência registrados pelas polícias dos estados.

Os órgãos de segurança foram responsáveis por pedidos de bloqueio de 147.598 celulares até novembro. Entre os estados que registram o maior número de pedidos estão: São Paulo com 90.277 aparelhos; Rio de Janeiro com 23.289; e Espírito Santo, com 9.999. Estes dados são coletados desde março do ano passado, quando a Anatel criou um sistema centralizado que mantém todos os registros de solicitações de bloqueio, seja pelo usuário ou por órgão de segurança dos estados e do Distrito Federal.

O sistema desenvolvido pela agência interage também com bases de dados estrangeiras, evitando que telefones subtraídos fora do país sejam reativados em território nacional. As operadoras de fora do país bloquearam 39.732.184 dispositivos até novembro.

COMENTÁRIOS dos leitores