Apple pede desculpa por tornar iPhones antigos mais lentos

Empresa está oferecendo um desconto para qualquer usuário que deseja substituir a bateria dos modelos iPhone 6 ou posteriores

por Nathália Guimarães sex, 29/12/2017 - 11:25
Pexels Empresa explicou que todas as baterias recarregáveis têm componentes que se tornam menos efetivos à medida que envelhecem Pexels

A Apple pediu desculpas aos clientes nesta quinta-feira (28) por não informar com clareza que o desempenho do iPhone é prejudicado quando a bateria do smartphone já não funciona como deveria. A empresa está oferecendo um desconto para qualquer usuário que deseja substituir a bateria dos modelos iPhone 6 ou posteriores. O serviço passará a custar US$ 29, em vez de US$ 79, a partir de janeiro de 2018.

"Em primeiro lugar, nós nunca fizemos - e nunca faremos - nada para encurtar intencionalmente a vida de qualquer produto da Apple ou degradar a experiência do usuário para obrigar clientes a comprarem novos produtos. Nosso objetivo sempre foi criar produtos que nossos clientes adoram, e fazer os iPhones durarem o maior tempo possível é uma parte importante disso", informou a Apple, em carta aberta.

A empresa explicou ainda que todas as baterias recarregáveis têm componentes que se tornam menos efetivos à medida que envelhecem quimicamente e sua capacidade de manter uma carga diminui. É por isso que algumas baterias se tornam menos capazes de fornecer energia ao longo do tempo, o que pode resultar no desligamento repentino de um dispositivo em algumas situações.

"Pensamos que os desligamentos repentinos e inesperados são inaceitáveis. Nós não queremos que nenhum de nossos usuários perca uma ligação, perca a oportunidade de tirar uma foto ou ter alguma outra parte da experiência do iPhone interrompida se pudermos evitar", continua a Apple.

É por isso que, segundo a empresa, a atualização iOS 10.2.1 traz um recurso que melhora o gerenciamento de energia para evitar desligamentos inesperados no iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPhone 6s, iPhone 6s Plus e iPhone SE.

"Com a atualização, o iOS gerencia dinamicamente o desempenho máximo de alguns componentes do sistema quando necessário para evitar um desligamento", diz o comunicado. Para acalmar os ânimos dos clientes que ficaram irritados ao tomar conhecimento desta estratégia, a Apple informou que vai tomar duas atitudes.

A primeira é reduzir o preço cobrado pela substituição da bateria de um iPhone que está fora da garantia. A segunda é lançar uma atualização no início de 2018 com novos recursos que proporcionam aos usuários uma maior visibilidade sobre a integridade da bateria do iPhone.

A divulgação da informação de que a Apple retarda o desempenho dos iPhones provocou críticas e ações judiciais. A empresa enfrenta pelo menos oito processos de proprietários de iPhone em lugares como a Califórnia, Nova York, Nova Jersey e Israel. Os consumidores reclamaram que a empresa manteve a prática em silêncio para conseguir vender novos aparelhos e que agora deve pagar indenizações.

LeiaJá também

--> Apple admite tornar mais lentos iPhones com bateria antiga

COMENTÁRIOS dos leitores