Airbnb é processada por sublocação nos Estados Unidos

Assim como no Brasil, lei americana também proíbe inquilinos de obter lucro com propriedades de terceiros

por Wagner Silva qua, 03/01/2018 - 10:07

Um juiz federal de Los Angeles deu ganho parcial de causa para uma imobiliária da cidade contra a Airbnb (site de compartilhamento de quartos). A American landlord Apartment Investment & Management Co (AIMCO) acusou o site de reservas de ajudar seus inquilinos a violar contratos de aluguel, lucrando com imóveis que não lhes pertencem. Segundo o magistrado a ação é procedente, porém a Airbnb é protegida por leis específicas sobre suas atividades na internet e os inquilinos é que terão de pagar pelas quebras de contrato.

A AIMCO decidiu processar a Airbnb após inquilinos de seus imóveis de alto padrão reclamarem do barulho e sujeira deixados por turistas que se hospedavam em apartamentos alugados por terceiros. O regulamento da Airbnb é bastante claro sobre a proibição de sublocação, porém muitos usuários do site desrespeitam essas normas. A preocupação dos corretores de imóveis é de que os bairros de luxo da cidade sejam desvalorizados com esse tipo de prática.

Em nota, a Airbnb declarou ficar satisfeita com a decisão do juiz que entendeu o propósito da empresa e disse que irá deixar ainda mais claro para os usuários as regras de participação na iniciativa. “Estamos felizes de termos cada vez mais parceiros interessados em trabalhar conosco e usar a plataforma para obter uma renda extra e pagar as contas. Também ficamos satisfeitos que juristas entendam que queremos ser parte da solução e não do problema”, disse o comunicado.

COMENTÁRIOS dos leitores