Playboy anuncia boicote ao Facebook após escândalo

Empresa desativou as contas que a empresa gerencia, afetando diretamente cerca de 25 milhões de fãs

por Nathália Guimarães qua, 28/03/2018 - 14:28
MANDEL NGAN/AFP Playboy anunciou nesta terça-feira (28) que está abandonando o Facebook MANDEL NGAN/AFP

A Playboy anunciou nesta terça-feira (28) que está abandonando o Facebook e desativou as contas que gerencia na plataforma, afetando diretamente cerca de 25 milhões de fãs. Com isso, a Playboy se torna a mais recente empresa a participar do boicote contra a rede social, ao lado da Tesla e da SpaceX.

"As recentes notícias sobre o alegado mau gerenciamento dos dados dos usuários no Facebook solidificaram nossa decisão de suspender nossa atividade na plataforma no momento", diz o comunicado. "Há mais de 25 milhões de fãs que se envolvem com a Playboy através de nossas várias páginas no Facebook, e não queremos ser cúmplices em expor as práticas relatadas, continua a nota.

Embora a Playboy certamente não tenha a imensa influência cultural que já teve, a marca ainda mantém certo prestígio com uma geração mais velha de internautas. Em 2014, a Playboy afirmou que o Facebook era seu maior público.

Vale a pena notar que a Playboy, a SpaceX e a Tesla ainda estão ativas no Instagram, que é de propriedade do Facebook. O movimento de boicote surgiu depois que o jornal britânico The Guardian divulgou que a consultoria política Cambridge Analytica, contratada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, acessou de forma indevida informações de 50 milhões de usuários do Facebook para influenciar a opinião pública.

LeiaJá também

--> Após escândalo, Facebook cria mais recursos de privacidade

COMENTÁRIOS dos leitores