Novo padrão da web chega para abolir o uso de senhas

Novo padrão de autenticação vai chegar para substituir o uso de senhas difíceis de decorar por dados biométricos

por Nathália Guimarães qua, 11/04/2018 - 11:10
Wikimedia Commons Padrão promete proteger os usuários contra ataques de phishing Wikimedia Commons

Em breve, você não precisará mais decorar senhas difíceis para cada website ou serviço usado na internet. Isso porque foi criado um novo padrão de autenticação projetado para substituir o uso dessas combinações por dados biométricos em dispositivos que os usuários já possuem. As informações são do jornal britânico The Guardian.

Em vez de ter que se lembrar de uma série de caracteres cada vez mais longa, os usuários podem autenticar seu login com seu corpo ou algo que possuam, comunicando-se diretamente com o site via Bluetooth, USB ou NFC. O novo padrão é chamado WebAuthn.

Um exemplo de como o WebAuthn funcionará é que, quando um usuário visitar um site no qual ele deseja fazer login, ele insere um nome de usuário e, em seguida, recebe um alerta no smartphone. Depois, ele só precisa tocar na mensagem em seu telefone para acessar o serviço sem a necessidade de uma senha.

O WebAuthn promete proteger os usuários contra ataques de phishing, pois não haverá nada para os hackers roubarem. O token de autenticação é gerado e usado apenas uma vez por cada dispositivo específico. Além disso, o novo padrão deve ajudar as pessoas a usar detalhes de login exclusivos para cada serviço usado.

O órgão responsável por controlar os padrões da web disse que o Google, a Microsoft e a Mozilla se comprometeram a oferecer suporte ao WebAuthn, o que significa que todos os principais navegadores da internet, com exceção do Safari da Apple, implementarão a novidade. O WebAuthn, porém, é o resultado de muitos anos de trabalho e a mudança não acontecerá da noite para o dia.

LeiaJá também

--> YouTube é acusado de coletar ilegalmente dados de crianças

COMENTÁRIOS dos leitores