Rússia ameaça bloquear loja de aplicativos da Apple

Órgão russo pede à Apple que bloqueie o popular aplicativo de mensagens Telegram da App Store

por Nathália Guimarães seg, 28/05/2018 - 14:32
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

O órgão das telecomunicações russo Roskomnadzor informou nesta segunda-feira (28) que pediu à Apple que bloqueie o popular aplicativo de mensagens Telegram da App Store. Caso o pedido não seja atendido, a loja virtual do iPhone poderá será suspensa do país.

O aplicativo Telegram está suspenso em todo o território da Rússia desde abril. A proibição foi imposta como resultado da recusa do Telegram de fornecer às autoridades russas as chaves de criptografia para decifrar mensagens trocadas por seus usuários, conforme exigido pelas leis locais.

Em comunicado, o Roskomnadzor informou à Apple que bloqueie as notificações de push para os usuários do Telegram na Rússia, o que significaria que eles não poderiam receber alertas para novas mensagens. A agência pede ainda que o aplicativo também não seja mais disponibilizado para download.

Alguns russos, porém, ainda podem acessar o Telegram por meio de redes virtuais privadas. Segundo informações do site Wired, serviços semelhantes como o ICQ e TamTam viram sua popularidade aumentar com o bloqueio do Telegram. A Apple é conhecida por atender aos pedidos de censura, desde que eles sigam as leis de um país.

LeiaJá também

--> FBI diz que hackers infectaram roteadores de 50 países

COMENTÁRIOS dos leitores