Pelo bem da bateria do seu celular, siga estas cinco dicas

Dicas simples podem evitar explosões, choques elétricos e queimaduras

por Nathália Guimarães qui, 19/07/2018 - 12:22
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Baterias podem apresentar perigos à segurança do usuário Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

As baterias dos celulares tomaram recentemente as manchetes dos noticiários pelos motivos errados. Apesar de serem eficientes, elas também apresentam perigos à segurança do usuário, pois são inflamáveis e esquentam com facilidade.

Se você deseja evitar queimaduras, explosões e até choques, confira 5 dicas simples escolhidas a dedo pelos especialistas da rede de assistências técnicas de tablets e telefones Conserta Smart.

1 - Não use cabos de baixa qualidade ou que não sejam originais

Cabos originais têm uma série de itens que protegem o acessório contra curtos e surtos elétricos. Já aqueles de baixa qualidade podem fazer com que o celular receba mais energia que o recomendado, o que pode resultar em uma explosão do aparelho durante o carregamento.

2 - Vai ligar para alguém? Não carregue enquanto isso

Evite o uso do aparelho em ligações durante o carregamento. Realizar as duas coisas ao mesmo tempo pode superaquecer os componentes internos do aparelho e, em alguns casos, causar queimaduras ou explosões.

3 - Vai carregar? Evite usar o celular

Usar o aparelho enquanto ele está conectado à tomada impede que o mesmo carregue corretamente, danificando a bateria e gerando um risco de explosões por conta do calor gerado durante o processo.

4 - Cuidado com raios e trovões 

Um pouco mais rara, porém possível, é a chance de que alguma descarga elétrica originada de raios ou picos de energia cheguem até o aparelho pela rede elétrica podendo causar explosões ou choques de altas voltagens. Por isso, cuidado ao carregar seu telefone em períodos que haja incidência destes fenômenos meteorológicos.

5 - Assim como o cabo, a fonte também é importante  

A fonte que fornece energia ao cabo do celular também precisa ser de boa qualidade. O equipamento precisa ser compatível com o aparelho que está sendo carregado. Caso contrário, pode acabar mandando voltagens muito altas ao dispositivo e, em casos mais extremos, até mesmo causar incêndios.

LeiaJá também

--> Cientistas criam bateria que dura o dobro do tempo

COMENTÁRIOS dos leitores