SPC lança reconhecimento facial para comerciantes

Recurso analisará o rosto de um consumidor para prevenir fraudes e até ceder empréstimos

por Nathália Guimarães qui, 26/07/2018 - 12:34
Divulgação Divulgação

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) anunciou o lançamento da tecnologia de reconhecimento facial nos processos de concessão de crédito de todo o país. O recurso, que já é adotado no check-in de companhias aéreas e em dispositivos celulares, analisará o rosto de um consumidor para prevenir fraudes e até ceder empréstimos.

Segundo o SPC, as lojas poderão acessar informações do cliente ao realizar varredura do rosto dele para uma análise mais completa de crédito. Por meio da face de uma pessoa, o comerciante poderá ter acesso a dados cadastrais, informação de inadimplência, histórico de consultas realizadas e score.

A ideia é que uma câmera instalada no estabelecimento comercial capture o rosto do cliente e o registro seja enviado ao sistema de reconhecimento facial da SPC Brasil, que fará a leitura detalhada e codificará essas informações em uma sequência numérica digital. Esse dado é anexado ao cadastro do indivíduo e arquivado para posteriores consultas.

Depois, caso um lojista queira verificar a identidade de um cliente, bastaria consultar o cadastro biométrico para que o sistema cruze os dados em busca dos padrões registrados para confirmar sua autenticidade. A expectativa é de que já no primeiro ano de operação três milhões de faces sejam cadastradas na base do SPC Brasil.

LeiaJá também

--> MP vai investigar reconhecimento facial usado no Facebook

COMENTÁRIOS dos leitores