Vivo e Ericsson testam tecnologia 5G em rede comercial

Tecnologia permite que as operadoras expandam sua capacidade de rede para conectar mais dispositivos por antena

por Nathália Guimarães qui, 23/08/2018 - 09:29
Wikimedia Commons Wikimedia Commons

A Ericsson e a Vivo anunciaram nesta semana a realização de testes de campo com a tecnologia Massive MIMO, uma das etapas mais relevantes na evolução rumo às redes 5G. O teste, realizado em São Paulo, utiliza frequência de 3,5Ghz, faixa que mundialmente tem sido destinada ao 5G.

Segundo as empresas, a tecnologia permite que as operadoras expandam sua capacidade de rede para conectar mais dispositivos por antena. Essa característica garante que, em horários de pico, mais pessoas possam utilizar a internet e assistir vídeos ao mesmo tempo, sem prejuízo à experiência de navegação.

O teste é realizado em dois cenários com a antena ativa Ericsson AIR 6468, instalada em um bairro de alta densidade populacional. No primeiro momento, o sinal é apontado a um edifício comercial para avaliar a desempenho da cobertura vertical em ambiente indoor.

Em seguida, a cobertura horizontal é testada por múltiplos usuários. "Estamos preparando e testando novas tecnologias para garantir que nossas redes tenham a capacidade e velocidade que oferecerão aos nossos clientes a melhor experiência em dados móveis no Brasil", explica o diretor de planejamento e redes da Vivo, Atila Branco.

O vice-presidente comercial da Ericsson no Brasil, Rogério Loripe, explica que enquanto a quinta geração não chega de internet móvel, os usuários podem se beneficiar de um desempenho superior mesmo na rede 4,5G/LTE-A. "Este teste é um passo importante na parceria estratégica que temos com a Vivo na evolução da rede atual rumo ao 5G", disse.

LeiaJá também

--> LG e operadora dos EUA anunciam smartphone com 5G

COMENTÁRIOS dos leitores