Nova biometria facial dos EUA encontra primeiro impostor

Tecnologia foi responsável por flagrar um homem tentando entrar nos EUA usando um passaporte de outra pessoa

por Nathália Guimarães seg, 27/08/2018 - 12:46
Divulgação/CBP Divulgação/CBP

Uma nova tecnologia de reconhecimento facial foi responsável por flagrar um homem tentando entrar nos EUA usando um passaporte pertencente a outra pessoa, disseram autoridades norte-americanas. O suspeito estava viajando para os EUA de São Paulo. Seu nome não foi revelado.

Agentes do Serviço de Controle Alfandegário e de Fronteiras dos EUA (CBP) interceptaram um homem de 26 anos, que supostamente tentou usar um passaporte francês pertencente a outra pessoa para entrar em território norte-americano pelo Aeroporto Internacional Washington Dulles, em Washington.

"O oficial utilizou a nova tecnologia biométrica de comparação facial da CBP, que confirmou que o homem não era compatível com o passaporte que apresentava", diz o comunicado divulgado à imprensa. O documento de identidade verdadeiro do suspeito estava escondido em seu sapato.

A CBP disse que o aeroporto da região de Washington é um dos 14 primeiros a adotar a nova tecnologia biométrica de comparação facial, que foi implementada no terminal apenas três dias antes de as autoridades flagrarem o homem.

Usar o documento de identidade de outra pessoa é uma violação grave das leis de imigração dos EUA. A agência norte-americana também afirmou que está avaliando a possibilidade de usar a tecnologia nos processos de check-in até a partida, substituindo o uso de documentos de identidade e cartões de embarque.

LeiaJá também

--> MP vai investigar reconhecimento facial usado no Facebook

COMENTÁRIOS dos leitores