Microsoft revela princípios de reconhecimento facial

A empresa também pediu que seus concorrentes do setor sigam o exemplo e adotem novas leis para evitar um futuro distópico

sex, 07/12/2018 - 07:13
FRANCISCO LEONG O presidente da Microsoft, Brad Smith revelou os princípios que a empresa adotará para a implantação da tecnologia de reconhecimento facial FRANCISCO LEONG

A Microsoft disse nesta quinta-feira (6) que está adotando um conjunto de princípios éticos para a implantação da tecnologia de reconhecimento facial. A empresa também pediu que seus concorrentes do setor sigam o exemplo e adotem novas leis para evitar um futuro distópico.

O presidente da Microsoft, Brad Smith, fez o anúncio em um discurso na Brookings Institution e em um post no blog, no qual destaca que é urgente começar a colocar limites no reconhecimento facial para evitar um estado de vigilância como o descrito em "1984" por George Orwell.

"Temos que ter certeza de que o ano de 2024 não se parecerá com uma página do romance de 1984", disse Smith.

"Um princípio democrático indispensável sempre foi o de que nenhum governo está acima da lei, e hoje isso requer que nos certifiquemos de que o uso governamental da tecnologia facial continua sujeito ao estado de direito. Uma nova legislação pode nos levar a este caminho".

No começo deste ano, a Microsoft expressou que achava necessário algum tipo de regulação de reconhecimento facial, e nesta quinta-feira Smith destacou os princípios que a companhia considera importantes.

Smith disse que a empresa de tecnologia vai pressionar para que a legislação seja aprovada a partir de 2019, o que exigirá transparência, revisão humana e proteção de privacidade para qualquer exibição de reconhecimento facial.

Ele disse que a Microsoft começará a adotar esses princípios ao mesmo tempo em que vai incentivar outras empresas de tecnologia a fazer o mesmo. "Este é um problema global e a indústria precisa enfrentar esses problemas de frente", disse ele.

COMENTÁRIOS dos leitores