Há 12 anos, Apple mudava o mundo com o primeiro iPhone

iPhone se tornou o dispositivo mais popular da Apple e supera as vendas de todos os outros produtos da empresa combinados

por Nathália Guimarães qui, 10/01/2019 - 10:29
Wikimedia Commons Em 9 de janeiro de 2007, o falecido e então CEO da Apple, Steve Jobs, apresentou o iPhone original Wikimedia Commons

É difícil acreditar que, há pouco mais de uma década, ninguém tivesse ouvido falar de uma das invenções mais inovadoras desde a virada do século. O iPhone revolucionou os telefones inteligentes, abrindo uma nova era no mundo da tecnologia e comunicação. Nesta semana, o primeiro iPhone da Apple completa 12 anos.

Em 9 de janeiro de 2007, o falecido e então CEO da Apple, Steve Jobs, inaugurou a nova era dos telefones celulares quando apresentou o iPhone original em uma palestra da Macworld em São Francisco (EUA), e muita coisa aconteceu desde então. Assista ao vídeo do anúncio aqui.

Na época do anúncio, o icônico iPhone, levantava dúvidas de especialistas da tecnologia. O então CEO da Microsoft, Steve Ballmer, era um dos céticos. "Não há chances de o iPhone obter uma participação significativa no mercado. Sem chance. É um item subsidiado de US$ 500", disse na época.

O iPhone original ostentava uma tela sensível ao toque de 3,5 polegadas e vinha nas opções com 4 GB ou 8 GB de memória. O modelo também tinha uma resolução de 320x480 pixels, com 163 pixels por polegada (ppi), uma câmera de 2 megapixels.

É importante lembrar que, quando o iPhone foi lançado, os dispositivos mais vendidos tinham teclados físicos, que ocupavam quase metade do espaço na frente do telefone. O touchscreen do iPhone eliminou a necessidade do teclado QWERTY, recuperando assim o espaço no display.

O dispositivo tinha vários outros recursos de última geração. O acelerômetro podia detectar quando o usuário girava o telefone e invertia a tela enquanto ajustava a proporção. Um sensor de proximidade podia dizer quando o iPhone era levado até o ouvido do usuário e desligava temporariamente o monitor para economizar energia.

Outro sensor de luz ambiente ajustava automaticamente o brilho da tela para corresponder às condições de iluminação. Os smartphones disponível no mercado atualmente têm todos esses recursos - considerados básicos - mas na em 2007 estas foram inovações radicais.

Muita coisa mudou nos últimos doze anos desde que a Apple lançou o iPhone. Os mais recentes modelos top de linha da empresa - iPhone XS e XS Max - possuem telas de 5,8 polegadas e 6,5 polegadas, que vão de ponta a ponta. A resolução da tela é de 2436 x 1125 pixels, com 458 ppi, e oferece até 512 GB de memória. E talvez o mais importante para os desenvolvedores, a Apple agora tem mais de 2 milhões de aplicativos na App Store.

O iPhone se tornou o dispositivo mais popular da Apple e supera as vendas de todos os outros produtos da empresa - combinados. Para o ano fiscal de 2018, o iPhone gerou incríveis vendas de US$ 167 bilhões, quase 63% da sua receita total.

Mesmo Jobs não poderia prever o quão popular o dispositivo se tornaria. A Apple anunciou que em 29 de junho de 2007 - apenas 74 dias após sua estreia - a empresa vendeu seu milionésimo iPhone. A Apple passou a vender 6 milhões naquele primeiro ano. "De vez em quando, surge um produto revolucionário que muda tudo", disse Steve Jobs na época.

LeiaJá também

--> Primeiro celular dobrável do mundo já está à venda

COMENTÁRIOS dos leitores