Tecnologia da Microsoft ensina crianças cegas a programar

Empresa desenvolveu uma linguagem de programação física para tornar a codificação acessível

por Nathália Guimarães qua, 23/01/2019 - 11:08
Divulgação/Microsoft Divulgação/Microsoft

A Microsoft desenvolveu uma linguagem de programação física para tornar a codificação acessível a qualquer pessoa com deficiência visual. O Code Jumper permite que os usuários conectem blocos coloridos para acionar diferentes comandos e construir programas totalmente funcionais.

A pessoa que lidera o projeto é Cecily Morrison, cientista da computação do laboratório de pesquisa da Microsoft em Cambridge. Ela tinha uma razão pessoal para pensar sobre o problema de ensinar crianças deficientes visuais a codificar - seu filho nasceu cego há seis anos.

Ela e seus colegas da Microsoft decidiram rapidamente que o que as crianças precisavam era algo físico, que elas poderiam ter em suas mãos. Então, em vez de digitar em laptops, esses alunos usam as cápsulas de plástico, conectando-as com grossos fios brancos e depois ajustando seus botões.

Esses componentes físicos são usados ​​para criar programas de computador que possam contar histórias, fazer música e até mesmo contar piadas. A música também faz parte do processo - cada bloco pode ser programado para tocar uma determinada nota e os jovens codificadores podem colocá-los em sequências diferentes.

A ideia é promover uma introdução básica aos conceitos de programação, e as crianças podem então passar a aprender outras linguagens de codificação mais sofisticadas. Depois de quatro anos de desenvolvimento, o Code Jumper está agora prestes a ser vendido para escolas no Reino Unido, EUA, Canadá, Austrália e Índia.

LeiaJá também

--> Adolescentes ficam colados no celular 12 horas por dia

COMENTÁRIOS dos leitores