Polícia do Rio implanta programa de reconhecimento facial

Programa será instalado nas câmeras de trânsito e de segurança instaladas nas ruas de Copacabana

por Nathália Guimarães seg, 28/01/2019 - 10:26
Pixabay Pixabay

A Polícia Militar (PM) do Rio de Janeiro anunciou que vai experimentar novas tecnologias para reforçar a segurança no estado durante o Carnaval. Entre as iniciativas está a implantação do programa de reconhecimento facial e de placas de veículos, que começará a ser testado este ano, em Copacabana, um dos principais pontos turísticos da capital.

O sistema usará um software da empresa de telefonia Oi e as imagens serão transmitidas diretamente para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). As imagens faciais e das placas dos veículos serão analisadas por operadores que utilizarão os bancos de dados da polícia e do Detran. A gestão operacional do sistema ficará restrita ao Estado, que terá o controle do banco de dados.

O programa vai usar câmeras que já operam nas ruas da região, mas haverá a instalação de novos equipamentos. "Em uma blitz ou mesmo em um bloco de Carnaval, podemos detectar de forma imediata a presença de um criminoso ou de um carro roubado", explicou o secretário de Polícia Militar (PM), coronel Rogério Figueredo de Lacerda, ressaltando que o programa será implantado praticamente a custo zero para o governo do Rio.

Nos casos de menores gravidades, como pequenos furtos e desentendimento entre vizinhos, os policiais militares não precisarão mais conduzir os envolvidos à delegacia e ficar à espera do registro. Eles enviarão a documentação através de uma plataforma digital, que estará interligada ao batalhão da área. O projeto-piloto acontecerá na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio. O tempo para registro atual, que é de duas horas, deverá ser reduzido para 30 minutos.

COMENTÁRIOS dos leitores