Chrome vai verificar se sua senha foi roubada por hackers

Recurso usa dados de mais de 4 bilhões de credenciais disponíveis na internet para garantir a segurança dos usuários

por Nathália Guimarães qui, 07/02/2019 - 10:52
Wikimedia Commons Wikimedia Commons

O Google introduziu uma novidade no navegador Google Chrome que verificará de forma automática se a sua senha foi exposta em uma violação de dados. A novidade se trata da extensão chamada "Password Checkup" e usa dados de mais de 4 bilhões de credenciais disponíveis na internet para garantir a segurança dos usuários.

Quando o usuário tenta efetuar login em um site ou aplicativo por meio do navegador Google Chrome, a extensão verifica a senha em um banco de dados interno do Google que contém bilhões de credenciais de login já comprometidas. Se a senha foi comprometida, o usuário será alertado e solicitado a criar uma nova.

"Se detectarmos que um nome de usuário e senha em um site que você usa é uma das mais de 4 bilhões de credenciais que sabemos que foram comprometidas, a extensão acionará um aviso automático e sugerirá que você altere sua senha", escreveu o pesquisador Kurt Thomas e o gerente de produtos Adam Dawes no anúncio.

Apesar dos lembretes frequentes para não reutilizar a mesma senha em vários sites, o problema ainda é predominante. Uma pesquisa encomendada pelo Google entrevistou 3.000 adultos nos EUA para entender o que eles acham da segurança online e o que eles realmente fazem sobre isso. 

Enquanto 69% das pessoas na pesquisa pensavam que faziam um bom trabalho protegendo suas contas online, seus comportamentos reais sugeriram o contrário.  No total, 65% dos entrevistados afirmou que reutiliza a mesma senha em vários sites.

LeiaJá também

--> Confira as piores senhas de 2018 e evite ser hackeado

COMENTÁRIOS dos leitores