Identidade Digital poderá ser emitida no 2º semestre

Justiça Eleitoral anunciou que documento será inicialmente apenas para tablets e smartphones

por Katarina Bandeira ter, 09/04/2019 - 12:18
Freepik TSE garante acesso ao documento por mais de 90 milhões de pessoas Freepik

Brasileiros de todas as regiões do país poderão ter acesso a Identidade Digital já no próximo semestre. O anúncio foi feito no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que garante o acesso ao documento por mais de 90 milhões de pessoas.

De acordo com o órgão, “o programa Identificação Civil Nacional (ICN), responsável pela emissão do documento, também coletará as informações biométricas dos cidadãos não individualizados – isto é, os que ainda não têm as impressões digitais cadastradas”. Dessa forma, a Justiça Eleitoral dará a possibilidade de cidadãos não cadastrados possuírem o registro.

Em um primeiro momento, a Identidade Digital será emitida apenas para tablets e smartphones. Porém, o número será incorporado aos documentos de identidade que são expedidos pelos estados. Além de contar com um número de identificação individual, a carteira também exibirá o número de outros documentos, como o CPF.

Documento único

Para aumentar a segurança dos cidadãos, o registro digital substituirá todos os outros documentos, utilizando dados biométricos de cada indivíduo para sua verificação. A autenticação será feita através da verificação de chaves de segurança.

Além disso, os dados que aparecem nos dispositivos móveis serão criptografados. O aplicativo da Identidade Digital apresentará ainda um QR Code diferente para cada novo acesso, entre outros detalhes de segurança.

LeiaJá também

--> TSE: 2,6 milhões de títulos de eleitores estão irregulares

--> Sistemas de reconhecimento facial crescem no Brasil

--> Facebook tem dados de 540 milhões de usuários expostos

COMENTÁRIOS dos leitores