Hacker pode ter vazado dados de 2,4 milhões de usuários

Informações seriam de pacientes do SUS. Ministério da Saúde nega veracidade do ataque

por Katarina Bandeira qui, 11/04/2019 - 16:24
Pixabay Denúncia foi encaminhada para a Polícia Federal Pixabay

Um suposto ataque hacker teria exposto dados de mais de 2,4 milhões de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), nesta quinta-feira (11). As informações dos usuários como nome, data de nascimento, endereço e CPF, teriam sido publicadas em um website, após uma falha de segurança no site do Ministério da Saúde ser descoberta.

O cibercriminoso, que se auto intitulou autor da ação, entrou em contato com a redação da UOL Tecnologia avisando que divulgaria os dados. De acordo com o site, ele faria isso porque já havia avisado o Ministério sobre a falha, mas nada teria sido feito.

Apesar do susto, o órgão nega que as informações tenham sido realmente expostas na internet e afirma que a denúncia foi encaminhada para a Polícia Federal para investigação. “Após análise preliminar realizada pela pasta, não há indícios que as informações disponibilizadas são de origem da base de dados de usuários do Cartão Nacional de Saúde - CNS, pois foram realizadas consultas e não encontramos estes registros em nossa base nacional”, diz o comunicado do site oficial da pasta.

Depois da denúncia, o Departamento de Informática do SUS (DATASUS) reforçou as ações de segurança para garantir a proteção dos dados armazenados. Vazar dados pessoais de terceiros é crime previsto na lei de crimes cibernéticos (12.737/2012).  A pena prevista pode variar de três meses até três anos de prisão.

COMENTÁRIOS dos leitores