Assopre o cartucho e relembre os jogos clássicos de 1990

Segunda parte do especial traz Top Gear, Resident Evil e muitos outros

por Katarina Bandeira qua, 24/04/2019 - 15:58
Nintendo/Divulgação KOF era o queridinho dos 'playtimes' Nintendo/Divulgação

Se havia alguma dúvida de que os jogos eletrônicos continuariam populares com o passar dos anos esse questionamento foi morto e enterrado logo no início de 1990. Nessa década, os consoles passaram por duas importantes fases de transição, destacadas principalmente pela criação do Super Nintendo e pelo surgimento do Playstation e suas novas mídias.

No Brasil, o aparecimento dos “playtimes”, espaços com jogos arcade ou consoles distribuídos em diversas TVs, também ajudou a popularizar os games. Não era preciso ter todos os títulos lançados, mas era possível alugá-los ou jogá-los por hora. Para celebrar essa época a segunda parte do especial Old but Gold, traz 10 jogos que marcaram a geração noventista para não deixar ninguém com saudades. Assopre seu cartucho e confira!

O ouriço mais amado dos games teve seu começo em 1991. Produzido pela Sega, o jogo foi idealizado porque seus desenvolvedores precisavam de um novo mascote.  Feito em estilo plataforma em side-scrolling, como foco na velocidade, o primeiro título foi um sucesso. Ele fez a empresa ficar no topo da lista dos desenvolvedores até metade dos anos de 1990, dando origem há o início da franquia que perdura até os dias atuais.

Além dos games, Sonic, seus amigos e o vilão Dr. Eggman ganharam outras mídias, como desenhos animados, anime, quadrinhos e estão para chegar às telonas em breve. A HQ do ouriço foi reconhecida pelo Guinness World Records como a mais longa história em quadrinhos baseada em um game já publicada.

Se você conhece esse clássico, originalmente lançado para arcade em 1992, provavelmente já se pegou tentando dar uns fatalities por aí. O jogo conta a história do monge Liu Kang que tenta salvar a Terra do feiticeiro Shang Tsung,  em um torneio de luta conhecido como Mortal Kombat. Com personagens de personalidades distintas, golpes sangrentos e finalizações especiais, o game ganhou popularidade rapidamente e foi adaptado para diversos consoles.

Em 1995, chegou a virar um filme homônimo que o deixou ainda mais conhecido. Essa semana o game também ganhou sua décima primeira versão, com os personagens clássicos da franquia.

O jogo de corrida que estreou no recém-lançado Super Nintendo, em 1992, tem uma das músicas tema mais conhecidas no mundo dos games. Top Gear é um jogo simples, no qual o jogador precisa apenas acelerar, frear e acionar o turbo para conquistar o primeiro lugar do pódio antes que a gasolina chegue ao fim. Há um sistema de senhas que marca o progresso na campanha, levando o jogador a outro nível ou país do próximo desafio.

Um jogo, um mistério, um ídolo. É assim que podemos resumir o que foi o International Superstar Soccer, jogo de futebol baseado na Copa do Mundo de 1994. Lançado em 1995, o game da Komani se popularizou em todo o mundo porque reproduzia o campeonato mundial de futebol com uma narração única - efeito que não era comum em jogos do gênero e um personagem que virou ídolo de gerações.

Um dos maiores mistérios do game é relacionado ao jogador Allejo. Considerado "o maior jogador que nunca existiu", o personagem virou a grande incógnita do game porque, até 2019, a Konami não revelava em quem ele havia sido baseado. O segredo foi revelado e as teorias de que era o brasileiro Bebeto foram confirmadas. Além disso, o jogo, se tornou tão popular que surgiram versões pirateadas (com narrações em português e espanhol) e um segredo que conseguia transformar todos o juiz e os bandeirinhas em cachorros.

The Legend of Zelda: A Link to the Past não é o primeiro game da franquia Zelda, mas é - com certeza - o mais popular. Lançado em 1991, para Super Nintendo o game foi o primeiro da série que contava com 2 mundos diferentes (Dark World e Light World), com um enredo denso e tendo vendido mais de 4 milhões de cópias no mundo.

A história acompanha Link em uma jornada para salvar a terra de Hyrule, libertando as sete donzelas descendentes dos antigos sábios e  impedindo a volta de Ganon. O enredo envolve os ancestrais de Link e da princesa Zelda.

Apesar de ter sido lançado para Super Nintendo , em 1995, foi em 1999, com sua versão para Playstation, que o Chrono Trigger fez o verdadeiro sucesso. Feito por uma equipe composta por Hironobu Sakaguchi (produtor da série Final Fantasy), Yuji Horii (diretor da série de jogos Dragon Quest), Akira Toriyama (criador de mangás famosos, como Dragon Ball e Dr. Slump), o produtor Kazuhiko Aoki e Nobuo Uematsu (músico de Final Fantasy), o game encantou em termos de enredo.

Com possibilidade de vários finais, uma história profunda, que passava por diversas eras e  um bom sistema de batalhas o game foi o primeiro da série Chrono, conhecida por permitir vários encerramentos para seus RPGs.

Nem só de salvar princesas se vivem as grandes franquias de games. A maior prova disso está em 1996, com o primeiro Resident Evil. O jogo de terror criado pela Capcom baseava-se em filmes de terror lado B e trouxe personagens icônicos como Jill Valentine, Chris Redfield, o vilão Nemesis e a empresa Umbrella Corporation.  

Após uma série de casos de homicídios envolvendo canibalismo, em 1998, o S.T.A.R.S (Special Tactics And Rescue Service - Serviço de Resgate e Táticas Especiais) é enviado para investigar o caso. Porém, seus soldados acabam presos em uma mansão, fachada para um laboratório secreto pertencente à multinacional farmacêutica Umbrella Corporation. Lá encontram zumbis e criaturas resultado de experiências com um vírus chamado T-Virus.

Lara Croft, rainha, o resto nadinha. A arqueóloga mais famosa do mundo dos games vem de uma leva de fortes protagonistas femininas nos jogos de ação, sendo talvez a principal delas. O game fazia parte do esquadrão de elite da Sony, feito para o Sega Saturn e o Playstation, e traz Lara desvendando mistérios históricos enquanto pula, corre, dá tiros e mata seus inimigos. O game, que continua a ser reproduzido pela empresa, chegou a ganhar uma sequência de filmes protagonizados por Angelina Jolie.

A franquia Final Fantasy não iniciou nos anos 1990, mas a sua versão mais popular, sim. O sétimo título da franquia, foi lançado originalmente para PlayStation, em 1997, e é considerado um dos melhores jogos eletrônicos de todos os tempos. Na época do seu lançamento o RPG ganhou a fama por ter impulsionado as vendas do PlayStation, que havia acabado de surgir e popularizado o estilo de Role Playing Game.  

Sua história acompanha Cloud Strife, um mercenário que, junto a uma organização, quer impedir a mega corporação Shinra de usar a essência vital do planeta como uma fonte de energia. Durante sua jornada aliados se juntam ao protagonista contra Sephiroth. É possível encontrar itens escondidos explorar ambientes e batalhar com cada personagem em turnos.

Por último e não menos importante, um dos jogos de arcade mais populares dos anos 1990. The King of Fighters (KOF) é uma série de jogos de luta que criava fila em qualquer playtime de bairro.  Isso porque a série de colocava os jogadores para jogar um contra o outro, introduziu sistema de lutas que não era usado na época. Era preciso montar um time de três membros que se enfrentam em duelos; quando um perdia, era substituído pelo próximo, até a equipe que conseguir três vitórias se tornar a vencedora.

LeiaJá também

--> Conheça dez jogos que fizeram história nos anos 1980

COMENTÁRIOS dos leitores