Motoristas da 99 passam a fazer reconhecimento facial

Objetivo é aumentar a segurança de passageiros e evitar fraudes

por Katarina Bandeira ter, 14/05/2019 - 16:28
Divulgação Sistema identifica automaticamente o rosto dos condutores Divulgação

Na última segunda-feira (13), a 99, aplicativo de transporte urbano, anunciou que toda a sua frota de motoristas passou a utilizar uma ferramenta de reconhecimento facial. Desenvolvido por engenheiros e programadores de três países distintos o sistema identifica automaticamente o rosto dos condutores antes deles se conectarem ao app. A iniciativa vem para aumentar a segurança das corridas da plataforma.

Periodicamente aos motoristas cadastrados no aplicativo deverão confirmar suas identidades através do reconhecimento facial. A imagem coletada é comparada com a do banco de dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). De acordo com a empresa, atualmente, todos os condutores já passaram pela confirmação de identidade.

Além das checagens periódicas a ferramenta pode identificar padrões de uso dos motoristas e solicitar checagens adicionais. Verificações randômicas também são realizadas.

Recentemente, quem também passou a fazer o procedimento de reconhecimento facial foi a Amazon. A gigante passou a exigir de seus motoristas entregadores que tirem uma selfie antes de continuar o serviço, para evitar fraude nas entregas.

COMENTÁRIOS dos leitores