Ônibus com sistema autônomo é testado em Curitiba

Tecnologia segue tendência mundial de automação do transporte público

por Katarina Bandeira ter, 28/05/2019 - 12:58
Navya//Divulgação Ônibus autônomos estão virando uma realidade ao redor do planeta Navya//Divulgação

Durante duas semanas a empresa Via Technolies testou na cidade de Curitiba, no Sul do país, um ônibus autônomo - ou seja, que não precisa de condutor. A veículo é capaz de tomar decisões com base no trajeto, podendo corrigir a rota em casos de imprevistos na pista.

O ônibus pode funcionar também com o motorista, que passa o controle para a central apenas em situações em que se sente sonolento ou tenha algum outro tipo de dificuldade. Toda a rota é controlada remotamente, em tempo real, dando mais segurança nas paradas efetuadas pelo meio de transporte.

Apesar de ainda não serem tão populares os ônibus autônomos vêm ganhando espaço no mundo. Países como Japão, Holanda, Alemanha, França, Suíça e Estados Unidos já possuem modelos transitando em suas vias, sendo a grande maioria elétricos e produzidos pela empresa francesa Navya.

Mesmo após o teste ainda não há promessas desse tipo de ônibus começar a circular pelas ruas tupiniquins, uma vez que o veículo não tem ligação com a prefeitura de Curitiba.

COMENTÁRIOS dos leitores