Novo bafômetro identifica uso de álcool em poucos segundos

Os aparelhos foram usados em Brasília e devem ajudar os policiais a realizar a fiscalização de forma mais ágil

por Katarina Bandeira qua, 29/05/2019 - 12:07
PRF/Divulgação Novo aparelho funciona como uma espécie de triagem PRF/Divulgação

Na última sexta-feira (24), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a primeira operação utilizando os etilômetros (bafômetros) passivos. Os aparelhos foram usados em Brasília e devem ajudar os policiais a realizar a fiscalização de forma mais ágil, além de reduzir os gastos com os bocais.

Em alguns segundos o etilômetro passivo é capaz de indicar se o motorista fez uso ou não de bebida alcoólica. Quando abordado, o condutor deve soprar na direção do aparelho, dessa forma uma luz verde ou vermelha deverá ser acesa, indicando se o motorista está ou não alcoolizado. Caso a luz vermelha acenda a pessoa é convidado a fazer o teste no etilômetro tradicional.

O novo aparelho funciona como uma espécie de triagem, sendo mais ágil para liberar motoristas que não apresentam nenhum vestígio de álcool e direcionando a fiscalização para aqueles que apresentem indícios de ingestão de álcool.

Nos primeiros quatro meses deste ano, a PRF registrou um aumento de cerca de 25% nos flagrantes em rodovias do Distrito Federal. Em quatro dias de uso do novo aparelho, 14 motoristas foram autuados por embriaguez ao volante. A multa para a infração é de quase três mil reais, além de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e suspensão do documento.

Embed:

LeiaJá também

--> Intel anuncia falha de segurança mundial

--> Motoristas da 99 passam a fazer reconhecimento facial

--> Facebook começa a restringir lives

COMENTÁRIOS dos leitores