Vazou! Confira os ataques hackers mais famosos da história

Brasileiros na NASA, e-mails do Yahoo e muitos outros vazamentos mostram como a internet pode ser frágil

por Katarina Bandeira seg, 10/06/2019 - 17:21
Pixabay Dados, senhas, nudes e conversas podem ser espalhadas aos quatro cantos do globo com apenas um clique Pixabay

A Internet costuma dar aos seus usuários uma sensação de segurança maior do que outras plataformas. Talvez por isso, muita gente - e até grandes empresas - acabam se tornando vítimas de falhas de segurança online. Dados, senhas, nudes e conversas podem ser espalhadas aos quatro cantos do globo com apenas um clique se as informações ou sites não estiverem corretamente criptografados.

Um exemplo recente, que pode ser um dos maiores escândalos de vazamentos de informações do país, é uma série de matérias do site The Intercept Brasil, que trouxe à tona mensagens trocadas entre o Ministro Sérgio Moro e o procurador Deltan Dallagnol, dias depois da Polícia Federal descobrir que o celular do ministro havia sido hackeado. Mas este não foi o único, antes de Moro muita gente já sofreu com o vazamento de informações ou, até mesmo a invasão de grandes sites. Prepare-se para relembrar  quais os ataques hackers mais famosos da história.

Brasileiros invadem site da NASA para jogar Doom

Nem toda invasão é perigosa. No começo do ano um grupo brasileiro de pesquisadores hackers conseguiu rodar o clássico jogo de tiro Doom em um site da NASA. A façanha foi feita no site NASA OIG ("Office of Inspector General") e, na época da descoberta da falha, a NASA foi notificada, mas como corrigiu apenas uma das vulnerabilidades, passado o período de seis meses o grupo resolveu rodar Doom no site da agência.

Temer Golpista

Em 2018, uma série de ataques tomou à frente de dezenas de páginas dos governos estadual e federal, no Brasil, contra o então presidente Michel Temer. Um hacker intitulado Vanda The God assumiu a autoria de pelo menos 25 ações - incluindo sites de universidades públicas e projetos culturais, que criticavam a passividade do povo brasileiro e chamam Temer de golpista.

Embed:

Facebook e o escândalo da privacidade

Também no começo deste ano o Facebook se envolveu em um dos maiores escândalos de privacidade quando pesquisadores de segurança da UpGuard, divulgaram que a rede social de Mark Zuckerberg deixou exposta, em uma base de dados pública, aproximadamente 540 milhões de registros e 22 mil senhas de usuários, armazenadas em texto simples. Os dados expostos detalhavam o comportamento do usuário, como as curtidas, nomes e IDs, e eram coletados por aplicativos terceiros na plataforma.

Carolina Dieckmann

Desde 2012 quem rouba e vaza fotos de terceiros pela internet é enquadrado na Lei Carolina Dieckmann. A punição foi criada após uma série de fotos íntimas da atriz ter vazado, nas redes. Hackers invadiram o computador da atriz, pegaram as imagens e, após uma tentativa de extorsão mal sucedida, resolveram publicá-las na internet. Eles foram identificados e presos.

Anonymous: ‘não mexam na minha internet’

Em terras tupiniquins é preciso pensar duas vezes antes de impor limites na Internet fixa. Pelo menos foi isso o que o grupo de hackers Anonymous quis dizer ao invadir o site da ANATEL e divulgar dados da agência reguladora, em 2016. Na época, havia uma discussão sobre limitar a franquia de dados de banda larga fixa já no segundo semestre de 2017, porém o grupo - que se autointitula de hackativistas, ameaçou as operadoras em uma postagem no Facebook. “Operadoras não se atrevam”. Atualmente, conversas sobre a possibilidade da limitação acontecer continuam sem avançar.

A exposição Yahoo

Considerado o maior vazamento da história, em 2014, o Yahoo apresentou uma falha de segurança que causou a exposição de dados de mais de 500 milhões de seus usuários e comprometeu mais de 1 bilhão de contas. A empresa só informou seus investidores sobre o problema em 2016 e teve que pagar uma multa de US$ 35 milhões por isso.

WhatsApp tem falha de segurança

Por último e mais recente, temos uma falha no aplicativo de mensagens WhatsApp, que aconteceu no último mês de maio. O ataque preocupou vários usuários porque não era preciso fazer nenhum download do vírus no celular,  o usuário tinha apenas que receber uma ligação de voz pelo aplicativo para ser infectado. O programa malicioso era um spyware, capaz de acionar câmera, microfone e arquivos da vítima. Felizmente, o mensageiro lançou uma atualização para reverter o problema.

COMENTÁRIOS dos leitores