Alunas de escola pública criam 'micro-ondas ao contrário'

Aparelho consegue resfriar bebidas enlatadas em minutos e criadoras precisam de ajuda para levá-lo à Mostra Científica Latino-Americana, no Peru

por Katarina Bandeira seg, 22/07/2019 - 13:33
Foto: Gabrielly Vilaça Aparelho consegue refrigerar bebidas em um tempo médio de 6 minutos Foto: Gabrielly Vilaça

Alunas de uma escola pública de Brasília, foram selecionadas para Mostra Científica Latino-Americana, no Peru, depois de construírem um tipo de micro-ondas que esfria ao invés de esquentar. Chamado de Projeto ColdStorm - ou “micro-ondas ao contrário”, o aparelho consegue refrigerar bebidas em um tempo médio de 6 minutos, mas a intenção das meninas é que o resfriamento dure, no máximo, 1 minuto. 

Adrielle Dantas, Gabrielly Vilaça e Raffaella Gomes estudam na região do Gama e iniciaram o projeto em 2017. Em junho deste ano as meninas participaram da Exposição de Ciências, Engenharia, Tecnologia e Educação (EXPOCETI), em Pernambuco, e saíram premiadas do evento. Elas ganharam não apenas o primeiro lugar na área de engenharia como também receberam um certificado de destaque da Faculdade Imaculada Conceição de Recife e da World International Fairs Association (WIFA).

Agora, as garotas tentam participar da Muestra Cientifica Latino-americana (MCL), em Trujillo, no Peru, que vai acontecer entre os dias 9 e 15 de setembro. Para isso, elas criaram uma vakinha que deve ajudar não apenas nos custos da viagem, mas também em melhorias ao “micro-ondas ao contrário”. 

Projeto ColdStorm 

Parte do protótipo criado pelas estudantes foi construído a partir de lixo eletrônico, principalmente, porque o caráter sustentável é um dos focos das alunas, que fizeram os cooler's reaproveitando computadores velhos. Entre as melhorias que elas esperam implementar antes de viajar, está conseguir que o protótipo gere sua própria energia. Quem estiver interessado em contribuir para ajudar com os custos desta empreitada pode fazê-lo até dia 26 de agosto, acessando este link.

COMENTÁRIOS dos leitores