Golpe oferecendo Ray-Ban com desconto invade o Instagram

Usuários têm foto com oferta postada na rede social, oferecendo óculos com desconto em dólar

por Katarina Bandeira ter, 23/07/2019 - 11:21

Dezenas de pessoas estão postando uma foto diferente em suas timelines do Instagram. Porém, dessa vez, não se trata de um aplicativo novo e sim de um golpe que já é conheci

do nas redes sociais. O “Ray-Ban com 90% de desconto” (foto ao lado), já vem circulando na internet desde 2012 - no Facebook, e em 2018, o anúncio de óculos com preço mínimo já havia inundado os perfis do Instagram em todo o mundo. Aconteceu com você? A gente te explica o que fazer para se proteger do golpe. 

Se você foi pego de surpresa como uma publicação que não fez, a origem pode ser um golpe de phishing. O programa ou hacker rouba senhas e as usa para fazer esse tipo de publicação sem o consentimento do usuário. Outra hipótese está em aplicativos maliciosos que pedem acesso ao login da rede social. É bom checar quais apps recentemente instalados estão vinculados à sua conta de usuário e até mesmo os usados para gerenciar a conta do Instagram. Eles podem permitir a ação criminosa. 

O que fazer antes, durante e depois do golpe

A primeira coisa que você tem que fazer caso perceba que uma publicação foi feita por terceiros é trocar a senha imediatamente. Esqueça opções fáceis como “123456”, uma senha segura deve ter combinações com letras, números e caracteres especiais. Em seguida, ative a autenticação em duas etapas. Esse tipo de segurança é indicado para todas as suas redes sociais - Instagram, WhatsApp, Facebook, Telegram. Todos eles têm a opção de ativar a verificação nas configurações de segurança. 

No caso do Instagram é enviado um código para o seu telefone para confirmar a ativação. Toda vez que você fizer login em outro aparelho, ele enviará uma SMS com 6 dígitos para validar a entrada. Caso você perca seu número ou não possa receber a mensagem há seis códigos diferentes que podem ser usados apenas uma vez, cada, disponibilizados pelo aplicativo. Eles vão garantir que apenas você tenha acesso a sua conta.

Feito isso remova os apps suspeitos que tenham pedido recentemente permissão para se conectar com suas redes sociais. Lembre-se de não clicar em promoções que parecem boas demais para serem verdade, com grandes descontos, principalmente de marcas internacionais. Com esses cuidados o hacker pode até aparecer, mas você estará protegido antes dele conseguir tentar alguma coisa.

LeiaJá também

--> Golpe do WhatsApp promete liberar 13º do Bolsa Família

--> Twitter da Scotland Yard é hackeado

--> Golpe no Facebook atinge mais de 300 mil pessoas

COMENTÁRIOS dos leitores