Game XP foca na experiência online do usuário

Com infraestrutura de redes montada pela Oi, evento promete manter usuário sempre conectado

por Katarina Bandeira qui, 25/07/2019 - 09:53
Divulgação/Oi Divulgação/Oi

Imagine ir a um grande evento, nos moldes do Rock’n Rio e saber exatamente qual o banheiro mais próximo, menos cheio, a duração das filas para assistir as atrações e ainda ter uma rede Wi-Fi boa para registrar todo o passeio. Essa é apenas algumas das pequenas inovações oferecidas pela Oi para quem estiver na Game XP 2019. O evento, que começa nesta quinta-feira (25) e vai até domingo (28), deve reunir mais de 100 mil pessoas no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, para uma experiência única no universo gamer. 

A conexão da internet no espaço não deverá ser um problema, ao menos é o que garante Gustavo Brambila, diretor de Infraestrutura da empresa de telefonia, a principal patrocinadora do evento. “A palavra-chave é integração”, afirma ele, que será um dos responsáveis por fornecer e monitorar ininterruptamente toda a infraestrutura de Telecom, TI e Segurança do evento.

Haverá Wi-fi gratuito para os visitantes, basta se conectar utilizando alguma rede social  - como Twitter e Facebook. Para quem tem dúvidas sobre a conexão são 26 km de fibra óptica, antenas para reforço da cobertura móvel 3G e 4G, e uma internet de 12 Gbps estão esperando para suportar até 300 mil conexões simultâneas. Porém, se você quiser realmente não gastar seus dados e aproveitar tudo que a estrutura tem para oferecer, um conselho é desligar os dados móveis do seu celular - que podem ser acionados em caso de instabilidade em algumas áreas. 

No ano passado tráfego total de foi de 34,2 terabytes, superando o volume da final da Copa do Mundo 2014, dessa vez, com uma área 60% maior em relação a 2018, e mais de 300 equipamentos instalados para garantir a conexão, a expectativa é que o número aumente. 

Inovações

Uma das coisas mais interessantes para quem vai passar o dia no evento é que - através de um fluxo de saída - será possível saber, via aplicativo do evento, quais banheiros estarão mais próximos e disponíveis, além do tamanho das filas. Parece uma coisa pequena, mas quando se pensa na experiência como um todo, o acesso a informações básicas acaba sendo mais um ponto positivo para o usuário. “Esse tipo de controle permite que a gente faça o balanceamento de usuários regulando a potência, para que você tenha um funcionamento uniforme e todo mundo mantenha a experiência. Independente de você está em uma aglomeração ou sozinho”, explica o diretor.

Painéis mostrando o evento em tempo real, reconhecimento facial para a equipe de produção entrar em áreas restritas e um teste com um celular 5G são outros pontos que chamam atenção no evento. 

A Game XP 2019 terá campeonatos de eSports, arenas dedicadas a games, montanha Russa, Tirolesa e muito mais. Os portões abrem às 10h, e os ingressos variam entre R$ 125 e R$ 400.

*A repórter viajou ao Rio de Janeiro a convite da Oi

COMENTÁRIOS dos leitores