Pretende sacar o FGTS? Cuidado com novo golpe

O ataque circula pelo WhatsApp e já atingiu mais de 100 mil pessoas

por Katarina Bandeira qui, 01/08/2019 - 11:18

Usuários do WhatsApp devem prestar muita atenção se pretendem sacar o saldo do FGTS. Um novo golpe no mensageiro, que simula uma consulta ao benefício, prometendo saque do valor total, já afetou mais de 100 mil pessoas que receberam, acessaram ou compartilharam o link malicioso. O laboratório de segurança dfndr lab registrou 2083 novos acessos à fraude, por hora.

Ao tocar no link do golpe disseminado pela plataforma o usuário é incentivado a responder uma breve pesquisa, que inclui perguntas como “Deseja sacar todo seu FGTS ou parcial?” e “Você sacou algum valor do FGTS nos últimos 3 meses?”. Independentemente das respostas, a pessoa é encaminhada a uma nova página para compartilhar o link do ataque com mais 10 amigos do WhatsApp e liberar o suposto saque de sua conta.

O objetivo é induzir o usuário a conceder permissão para receber futuras notificações, de outros golpes, diretamente no celular. Dessa forma, seria aberto um canal de comunicação entre o cibercriminoso e a vítima. Além disso, a partir do momento em que este cadastro é realizado, a vítima passa a receber cobranças indevidas de SMS pagas. 

No link também é possível observar falsos comentários de pessoas que dizem que vão sacar o benefício, em breve. Porém, o saque ao FGTS só deve ser liberado em setembro deste ano. Para consultar, basta fazer o download do aplicativo oficial da Caixa Econômica.

LeiaJá também

--> App para consultar o FGTS está entre os mais baixados

--> Saiba se seu celular corre risco de ser hackeado

--> Golpe oferecendo Ray-Ban com desconto invade o Instagram

COMENTÁRIOS dos leitores