iFood anuncia que vai usar drones para entregar comida

Expectativa é que a primeira entrega via drone seja realizada em Campinas

por Katarina Bandeira ter, 13/08/2019 - 11:26
Pixabay Drone utilizado para a ação tem capacidade para cargas de até 2kg Pixabay

Depois de fazer uma atualização que permite que seus usuários busquem nos estabelecimentos pedidos feitos pelo aplicativo, o iFood resolveu agilizar ainda mais seu serviço de entregas. A foodtech anunciou que, em parceria com a Speedbird Aero (SMX), começará a utilizar drones para levar as refeições até seus clientes. 

Em março, durante o Carnaval deste ano, a empresa já havia utilizado o aparelho para levar um wrap para o vocalista da Banda Eva, Felipe Pezzoni. Agora, a intenção da companhia é fazer as entregas em ambientes mais “domiciliares”, como prédios e empresas. A cidade escolhida para o teste inicial foi Campinas, em São Paulo, mas o pedido ainda não será aberto para clientes.

De acordo com o iFood, o drone fará duas formas de entrega diferente. A primeira é coletando pedidos no shopping Iguatemi Campinas e levando-os até o iFood Hub. A partir daí as entregas seguirão por diferentes modais como moto, bike ou bicicleta elétrica. No outro modelo de operação, haverá uma rota entre o iFood Hub e um condomínio residencial. Dessa forma, os clientes que moram no local poderão retirar no “droneport”, estrutura de onde decolam e aterrissam os drones, ou ainda ter a rota concluída por um entregador.

O drone que será utilizado nessas operações foi construído com tecnologia brasileira e tem capacidade para cargas de até 2kg. O aparelho voa a 40 km/h e alcança alturas de até 60m, o equivalente a um prédio de 20 andares. Ele também vai contar com uma caixa térmica e um sistema de acoplagem do pedido que utiliza um potente ímã eletropermanente.

Recentemente voos realizados em Barueri foram acompanhados por órgãos reguladores, em que o equipamento cobriu uma distância de 1,5 km em apenas 4 minutos. Porém, a empresa não deixa claro se já há aprovação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar oficialmente no estado.

LeiaJá também

--> Testamos! O melhor aplicativo para pedir comida

--> iFood lança serviço para facilitar vida corporativa

--> iFood lança opção de retirar a comida no restaurante

COMENTÁRIOS dos leitores