Alunos criam app para crianças com necessidades especiais
Estudantes da Escola Municipal Claudino Leal, em Olinda, desenvolvem projeto para uso de tecnologias assistivas
Usar a tecnologia para melhorar a qualidade de vida de crianças com necessidades educacionais especiais é o objetivo dos alunos da Escola Municipal Claudino Leal, na Cidade Tabajara, em Olinda. Os estudantes do 7º ano são os responsáveis pelo desenvolvimento do projeto “Tecnologia Assistiva para Educação Especial”, que envolve um site e um aplicativo que oferecem noções de informática, lógica, programação, linguagem da WEB e utilização de algoritmos.
O objetivo do projeto é possibilitar aos alunos "típicos" e "atípicos" uma melhor integração social e tecnológica, utilizando os recursos disponíveis como softwares, jogos e adaptações diversas. Todo trabalho teórico e prático foi realizado por três equipes, responsáveis pela pesquisa e embasamento teórico sobre as tecnologias assistivas e sobre a comunicação alternativa, construção do site e criação do aplicativo.
A expectativa é que o app diminua a distância dos pais de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) e a escola. Confira uma lista de aplicações para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes com NEE:
ABC Autismo - estimula habilidades como transposição e também avalia o letramento, incluindo repartição de sílabas, reconhecimento de vogais e formação de palavras. O jogo vai aumentando progressivamente o nível de dificuldade de raciocínio.
Hand Talk - aplicativo traduz palavras digitadas pelo usuário para a Língua Brasileira de Sinais, facilitando assim a comunicação entre surdos e ouvintes. O Hand Talk conta com um intérprete virtual que auxilia os usuários da aplicação.
Livox - permite que pessoas com dificuldade de fala se comuniquem através de figuras, que podem ser personalizadas de acordo com as necessidades da cada um.
Aramumo - Semelhante ao passatempo de palavras-cruzadas e com uma interface simples, o aplicativo é um jogo que auxilia na educação de crianças com dislexia. Ele propõe ao usuário combinar sílabas para formar palavras em um tabuleiro virtual, após ouvir as palavras.